Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Mestrado em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade

Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Apresentação do Curso

A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias confere o grau de Mestre (2º ciclo) em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, tendo como objetivos a formação de investigadores e formadores em comunicação aplicada ao Marketing e à publicidade, bem como a qualificação e a aquisição de competências mais aprofundadas nesta área. Este mestrado destina-se a sujeitos na posse de formações genéricas em comunicação, ciências da gestão e ciências da informação.

Razões para frequentar este curso

  • Elevado nível de empregabilidade.
  • Corpo docente altamente qualificado e especializado.
  • Protocolos com empresas para estágios.
  • Rede universitária internacional para mobilidade dos estudantes.
  • Cariz prático do mestrado.
  • Integração num dos maiores centros de investigação do país em ciências da comunicação (cicant/CIC-digital).

Despacho do curso

Despacho n.º 9144/2007, de 18 de Maio, alterado pelo Despacho n.º 11813/2014, de 22 de setembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Data da publicação

21/08/2014

Deliberação da A3ES

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre |4 Semestres |120 ECTS

Direção do Curso

Professor Doutor Rui Estrela

Secretariado

Jorge Bruno

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 120 ECTS

Objetivos

O 2ºCiclo em Ciências da Comunicação Marketing e Publicidade visa fornecer competências avançadas no domínio dos estudos empresariais, nomeadamente nas áreas do Marketing e da Publicidade, que permitam ao diplomado exercer com sucesso as atividades profissionais correspondentes àquelas áreas nas organizações, bem como adquirir competências de investigação que lhes permitam continuar o seu percurso académico. Pretende-se, entre outros, que os estudantes adquiram os conhecimentos técnicos e científicos necessários para prosseguimento de estudos de terceiro Ciclo. O curso de 2º ciclo em Ciências da Comunicação Marketing e Publicidade está organicamente integrado na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e tem como principal objetivo formar técnicos superiores aptos a apresentar e analisar informação, nomeadamente em ordem ao suporte à tomada de decisão, à promoção e ao desenvolvimento de atividades de marketing e comunicação, ao nível conceptual e abstrato, no contexto de atividades de gestão da comunicação, quer em organizações públicas quer em organizações privadas.

Destinatários

Estudantes que concluíram licenciatura e interessados em continuar os seus estudos superiores na área das ciências da comunicação, nos ramos de Marketing e Publicidade;
Estudantes titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
Estudantes titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Dominar as categorias bases da teoria da comunicação, do Marketing, da Publicidade;
- Dominar as categorias bases da história da comunicação a fim de julgar criticamente o contexto empresarial atual nos domínios do Marketing e da Publicidade;
- Ser capaz de criar ou avaliar um projeto de comunicação, especificamente em Marketing e Publicidade;
- Possibilitar a aquisição de capacidades e competências técnicas e cientificas por parte dos mestrandos em Comunicação nos domínios do Marketing e da Publicidade, possibilitando a sua integração na dinâmica das diversas instituições públicas e privadas;
- Munir os mestrandos com um conjunto de instrumentos concetuais indispensáveis à sua profissão para uma análise dos processos de comunicação de marketing;
- Permitir a aprendizagem de uma ação integrada das técnicas e tecnologias da comunicação aplicadas no processo de conceção adequada às políticas e estratégias empresariais, assim como a sua implementação e monitorização dos respetivos planos de comunicação;
- Aprofundar os conhecimentos que permitam uma atuação pró-ativa e na área da consultadoria/auditoria na comunicação aplicada ao Marketing e Publicidade.

Equipamentos e Instalações

69 salas de aula
12 laboratórios de informática
4 auditórios
6 anfiteatros
1 cantina e 3 bares
2 centros de computação para os alunos
1 biblioteca
Equipamentos:
Videoprojector fixo / Fixed Video projector
Videoprojector portátil (requisição) / Portable Video projector (by request)
PC/Netbook Portátil (requisição) / Portable PC/Netbook (by request)
Retroprojector (requisição) / Overhead projector (by request)
Sistema de áudio / Audio System
PC Desktop HP7100 -Pentium IV 3GHz -RAM 512 Mb -HD 40Gb
PC Desktop HP7600 -Pentium D 2.8GHz -RAM 1 Gb -HD 40Gb
PC Desktop HP5800 -Core duo 3.0GHz -RAM 2 Gb -HD 250Gb
PC Desktop Dx2420 -Dual Core 2.6GHz -RAM 2 Gb -HD 320Gb
Software -SPSS 18
Softwre de simulação de gestão -Marketplace Live
Software -Pacote Adobe CS5

Estudos Futuros

Programas de especialização e pós-graduação, incluindo programas de 3º ciclo referentes a estudos de doutoramento.

Saídas Profissionais

- Gestor de Marketing;
- Gestor de produto;
- Gestor de linha de produtos;
- Gestor de marca;
- Gestor de Clientes;
- Consultor em marketing;
- Supervisor de contas em agências de publicidade, design e comunicação;
- Assistente de investigação e planeamento estratégico em agências de publicidade, design e comunicação;
- Assistente de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas;
- Técnico de comunicação e imagem em organizações públicas e privadas;
- Consultor em comunicação e imagem;
- Responsável pela comunicação interna em organizações públicas e privadas; Assistente de comunicação no departamento de recursos humanos;
- Assessor de Imprensa;
- Docente e investigador em ciências da comunicação;
- Docente e investigador em marketing; Docente e investigador em publicidade;
- Docente e investigador em relações públicas.

Investigação

A investigação nas áreas de produção de media, comunicação e tecnologias está agregada à unidade de investigação CICANT (http://cicant.ulusofona.pt/) que conta com a colaboração dos doutorados, investigadores e estudantes da ECATI - Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação, apoiada nos ciclos de estudo de doutoramento em funcionamento. Este centro reúne um vasto portefólio de artigos científicos na área das Ciências da Comunicação, bem como um conjunto de projetos financiados pela FCT e por outras entidades nacionais e internacionais. O CICANT promove, através dos seus projetos de investigação, colaboração com outras universidades e o desenvolvimento de ideias, equipamentos e estudos nas áreas desta licenciatura, nomeadamente, comunicação organizacional, cultura e artes e jornalismo. Possui uma revista, Caleidoscópio, que reúne artigos temáticos, publicações digitais (Journal) e conferências internacionais como ECATI/MCB, Stereo and Immersive Media, entre muitas. A maioria dos membros é doutorada em Ciências da Comunicação e fazem parte das principais associações internacionais de Comunicação.

Observações

1 -O 2º ciclo em CCMP surge em 2007. Sentindo a necessidade de oferecer aos estudantes a possibilidade de prosseguirem os seus estudos. O Conselho Científico decidiu criar um diploma de 2º ciclo. Para o efeito, foram feitas reuniões com os docentes doutorados da unidade orgânica, assim como de outras Univ. Procedeu-se à auscultação do mercado de trabalho a fim de determinar as necessidades de formação pós-graduada dos recursos humanos. Por fim, foi feita uma análise comparativa a cursos equivalentes em Univ. europeias dereferências. Partindo de uma instituição de referência como é a Universidad Complutense de Madrid, nomeadamente o seu 2º ciclo em Publicidad e Relaciones Públicas (2 anos), vemos claramente uma analogia entre as duas estruturas curriculares: UCM / ULHT Comunicación y Gestión en las Organizaciones / Gestão Estratégica de MarketingConsumidores y Usuários / Comportamento do ConsumidorCreatividad Publicitaria / Processos Criativos em publicidade Derecho de la Publicidad / Direto e ética da PublicidadeHistoria del Cartel Publicitário e Historia del Diseño Gráfico e Industrial / História da Publicidade Portuguesa e Mercado Publicitário Marketing Social y Político / Marketing, Economia e SociedadeMetodología de la Investigación Social en Comunicación / Metodologias da Investigação Nos cursos referidos da Universidad Complutense de Madrid e da ULHT os objetivos são muito idênticos.Sendo uma formação avançada em Comunicação de Marketing, decidiu-se denominar o curso como 2º Ciclo em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade a fim de demonstrar o que ele realmente é: um mestrado (2º ciclo) de ciências de comunicação aplicado à area especifica do marketing e da publicidade. A formação de quadros de língua portuguesa em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade tem -se mostrado de sucesso. Muitos alunos são oriundos dos PALOP, já foram produzidos trabalhos (dissertações) de elevada qualidade, regista-se procura por parte de novos estudantes.
2 -O 2º ciclo em Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade funciona em quatro semestres, culminando com a defesa de uma dissertação, cuja apresentação deverá ocorrer no final do 4º semestre. Nos termos do art. 20 do DL 74/2006, atualizado pelo Decreto-Lei 107/2008 de 25 de junho (estrutura do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre), os três primeiros semestres são de índole escolar, sendo que o 3º, compreende a realização de um seminário temático e um seminário sobre o projeto de dissertação, mas igualmente de características letivas e de presença obrigatória. A realização desse seminário destina-se a aprofundar algumas das áreas contempladas no plano de estudos dos 1º e 2º semestres perspetivando teorias e práticas a utilizar na dissertação final a elaborar por cada mestrando. O 4º semestre destina-se à elaboração da dissertação de mestrado, decorrendo em regime tutorial.

HORÁRIO- Regime pós-laboral: sexta (das 19H00m às 23H00m) e Sábdo (durante o dia)

Áreas Científicas

Jornalismo e reportagem | Marketing e publicidade | Informação e jornalismo

Plano de Estudos

Despacho n.º 9144/2007, de 18 de Maio, alterado pelo Despacho n.º 11813/2014, de 22 de setembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Comportamento do Consumidor1º Semestre7
Estudos de Mercado e Sistemas de Apoio à Decisão1º Semestre7
Marketing, Economia e Sociedade1º Semestre7
Metodologias de Investigação em Comunicação1º Semestre9
1.º Ano/ MarketingSemestre ECTS
Gestão de Marcas2º Semestre6
Gestão Estratégica de Marketing2º Semestre8
Gestão Operacional de Marketing2º Semestre8
Plano de Marketing2º Semestre8
1.º Ano/ PublicidadeSemestre ECTS
Direito Comercial e Ética da Publicidade2º Semestre8
Gestão de Marcas2º Semestre6
História da Publicidade e Actividade Publicitária Portuguesa2º Semestre8
Processos Criativos em Publicidade2º Semestre8
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Dissertação ou Relatório de Estágio2º Semestre30
2.º Ano/ MarketingSemestre ECTS
Projeto de Dissertação / Estágio1º Semestre12
Seminário de Marketing Digital1º Semestre18
2.º Ano/ PublicidadeSemestre ECTS
Projeto de Dissertação / Estágio1º Semestre12
Seminário de Publicidade Online1º Semestre18

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Célia Gamboa Da FonsecaDoutoramentoTempo Integral
Eduardo Manuel Machado De Moraes Sarmento FerreiraDoutoramentoTempo Integral
Jorge Bruno Da Costa VenturaMestradoTempo Parcial
Jorge Correia JesuinoDoutoramentoTempo Integral
Manuel Da Costa LeiteDoutoramentoTempo Parcial
Manuel José Carvalho Almeida DamásioAgregaçãoTempo Integral
Miguel Nuno Vieira De Carvalho Dabreu VarelaTempo Parcial
Olga Delgado OrtegaDoutoramentoTempo Parcial
Paula Bela Rosa Luís LopesDoutoramentoTempo Parcial
Paulo Jorge Quaresma FerreiraMestradoTempo Integral
Rui Carlos De Lemos Correia EstrelaDoutoramentoTempo Integral
Sara Henriques Fonseca Azevedo VaquinhasMestradoTempo Parcial
Susana Manuela Gomes LeonorLicenciaturaTempo Integral

Valores

Alunos externos 0 €
Antecipa-te 0 €
Titulares de curso superior 120 €
Titulares de curso superior (Grupo Lusófona) 0 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Incrição175 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 211,2 €
Valor por ECTS 7,04 €