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Universidade Lusófona

Dissertação

Curso

Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 30

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

750 | 140

Código

ULHT369-3157

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Redacção do resumo do projecto de dissertação.

II. Capítulo introdutório - Apresentação da hipótese de investigação.

III. A revisão de literatura - O estado da arte do objecto de estudo.

IV. Análise crítica do estado da arte.

V. Especificação e justificação da metodologia.

VI. Resposta à hipótese de investigação.

VII. Exposição de resultados obtidos.

VIII. Discussão de resultados.

IX. Conclusões a retirar.

X. Apresentação de referências bibliográficas e de apêndices.

XI. Critérios de avaliação da dissertação.

Objetivos

Este seminário pretende dotar os mestrandos das ferramentas metodológicas e científicas necessárias para a pesquisa/investigação e desenvolvimento de projectos, essencialmente, no caso, para redigirem uma dissertação de mestrado nas Ciências da Comunicação, incidindo sobre as especificidades comunicacionais abrangidas pelo Mestrado em referência, a escrita do "resumo" do projecto (pré-projecto) de dissertação e consequente redacção do relatório/dissertação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Este seminário desenvolve um conjunto de conteúdos programáticos no sentido de proporcionar aos mestrandos o máximo de conhecimentos metodológicos e científicos para a elaboração de estudos científicos, no caso, de uma dissertação de mestrado, conferindo aos mesmos capacidade e competência para a apresentação da hipótese de investigação no capítulo introdutório, a revisão de literatura no segundo capítulo, em que se dá conta do estado da arte relativa à área do objecto de estudo, a especificação e justificação da metodologia a utilizar, a resposta à hipótese de investigação inicialmente apresentada, bem como a exposição de evidência relevante de modo a sustentar o posicionamento defendido e, por fim, a explicitação das conclusões a retirar da investigação efectuada.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas expositivas, utilizando-se o powerpoint como ferramenta complementar à matéria leccionada. No final de cada aula, discutir-se-á como cada mestrando pretende aplicar a matéria leccionada ao seu objecto de estudo. No final do seminário, o mestrando deverá entregar um trabalho de cinco páginas, em que apresenta a hipótese de investigação, procedendo a uma curta exposição do Estado da Arte do objecto de estudo, bem como da metodologia a seguir. A avaliação recairá, na totalidade, sobre a realização deste trabalho final.

Bibliografia principal

BARDIN, Laurence (2006). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
CEIA, C. (2006). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos. Lisboa: Presença.
ECO, U. (1995). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.

MASON, J. (1996). Qualitative Researching. London: Sage.

MURRAY, R. (2006). How to Write a Thesis. Berkshire: Open University Press.

SILVERMAN, D. (2010). Doing Qualitative Research. London: Sage.