Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Língua Gestual: Bilinguismo e Biculturalismo

Curso

Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 30

Código

ULHT369-16416

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento legal
2. Esclarecer conceitos:
2.1. O bilinguismo do surdo
- PLNM vs. Língua Gestual Portuguesa
- L1 vs. L2
- Interlíngua, pidgin e fossilização
2.2. Surdez e deficiência auditiva
- O Surdo numa perspetiva antropológica
- O Surdo numa perspetiva clinica
3. Aquisição da linguagem e desenvolvimento cognitivo
4. A comunidade surda
4.1. A Língua Gestual Portuguesa
4.2. O Surdo
- O olhar surdo
- A mente surda
4.2.1. A comunidade surda
- O associativismo
- O humor surdo
- O teatro surdo
- A arte surda
- O cinema surdo
5. A prática pedagógica /Uma metodologia específica
5.1. A comunicação com o surdo
- A LGP como língua da interação
- A LP como língua da inclusão socioeducativa
5.2. O recurso às novas tecnologias
- O recurso à imagem
- A sala de aula
- Uma pedagogia ativa
- Aprender em situação
5.3. A adequação de materiais didáticos
6. Função dos diferentes elementos da equipa técnico pedagógica de educação/ensino bilingue

Objetivos

Munir os docentes de competências pedagógicas, socioeducativas (sociofamiliares, sociocomunitárias) linguísticas e antropológicas que lhes permitam agilizar a resposta educativa adequada à criança e ao jovem surdo:

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

1. Na escola
1.1. Na sala de aula: aplicar metodologias adequadas e usar materiais didáticos específicos;
1.2. Colaborar com os órgãos de gestão e administrativos na implementação de condições que facilitem a inclusão e o sucesso educativo do surdo;
1.3. Colaborar com o Diretor de Turma na elaboração e acompanhamento do Programa Educativo Individual;
1.4. Informar os professores curriculares sobre a surdez e as práticas pedagógicas que lhe são adequadas;
1.5. Informar e esclarecer outros técnicos e pessoal auxiliar sobre a surdez e a Língua Gestual Portuguesa;
1.6. Promover a interação entre alunos ouvintes e alunos surdos;
1.7. Agir junto dos diversos ambientes educativos para a inclusão do surdo na escola e em atividades extracurriculares;
1.8. Coordenar a equipa técnico pedagógica de educação e ensino bilingue.
2. Na família
2.1. Apoiar, esclarecer e aconselhar a família na promoção de atitudes facilitadores do sucesso educativo e do desenvolvimento biopsicossocial.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas expositivas/demonstrativas sobre as metodologias e estratégias para a compreensão e aprofundamento da Língua Gestual Portuguesa, com enfoque no bilinguismo e biculturalismo, com base nas opções metodológicas e científicas enunciadas em "Conhecimentos, Capacidade e Competências a Adquirir", "Objectivos" e "Conteúdos Programáticos", com fundamentação na "Bibliografia" base mencionada, alargada a mais bibliografia científica e tecnológica de acordo com a investigação e desenvolvimento dos pontos programáticos da UC.
Avaliação dos mestrandos através da assiduidade/participação efectiva nas aulas e da realização de trabalhos de investigação e desenvolvimento, nas dimensões teórica e teórico-prática.

Bibliografia principal

Ainscow, M. (1991). Effective schools for all. London: Futon
Bautista, R. (1993). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Dinalivro
Bispo, M. Couto, A. Clara, M. Clara, L. (2006). O gesto e a palavra I. Editora Caminho
Bispo, M. Couto, A. Clara, M. Clara, L. (2009). O gesto e a palavra II. Editora Caminho
Brown, H. Douglas, Teaching by principles (An interactive Approach to Language Pedagogy). Longman
Coelho, Orquídea, coord. (2005). Perscrutar e Escutar a Surdez. Edições Afrontamento
Correia, L. M. (2003). Inclusão e necessidades educativas especiais. Porto: Porto Editora
Correia, Luís de Miranda, e Serrano, Ana Maria (Orgs.) (1998).Envolvimento Parental em Intervenção Precoce. Porto: Porto Editora
Cuxac, Christien (2001). Les langues des Signes: Analyseurs da la faculté de langage.Aile- Aquisition et Interaction en Langue Étrangère.
Damásio, A. R. (1974). O erro de Descartes. Lisboa: Ed. Europa- América
Delaporte, Y. (1998). Le regard sourd, Ed.Terrain