Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Projeto de Dissertação

Curso

Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 18

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

450 | 90

Código

ULHT369-7335

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Adequar ao caso específico de cada mestrando, focando-se a necessidade de
1. Desenvolver uma hipótese de investigação.
2. Fazer uma revisão de literatura que corresponda ao estado da arte do objeto de estudo.
3. Desenvolver uma metodologia adequada ao objeto de estudo e que comprove a cientificidade da hipótese de investigação.
4. Encetar a recolha de dados empíricos e indicação de como os processar.

Objetivos

Orientar os mestrandos na pesquisa/investigação bibliográfica e de outras fontes de conhecimento, no desenvolvimento do seu projeto de investigação científica, ajudando-os a formular uma hipótese de investigação e indicando-lhes as obras/fontes mais adequadas para a elaboração de uma revisão de literatura, que corresponda ao estado da arte do objeto de estudo, o tema da dissertação de mestrado.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Proporcionar-lhes os necessários conhecimentos metodológicos e científicos para a pesquisa/investigação e desenvolvimento de estudos científicos, dotando-os com a capacidade e competência para escolherem a metodologia a desenvolver, discutindo-a com o respetivo orientador, no sentido da pertinência da escolha e enquadramento teórico na unidade curricular/seminário de investigação.
Potenciar sinergias entre a matéria lecionada ao longo da componente curricular do curso e o desenvolvimento de um projeto de dissertação que alie conhecimentos teóricos ao estudo empírico de casos concretos.

Metodologias de ensino e avaliação

O acompanhamento dos mestrandos realiza-se em regime tutorial, chamando-se a atenção de cada um para a necessidade de sistematizar e estruturar o seu projeto de dissertação, de acordo com os critérios mencionados nos conteúdos programáticos. Caberá ao orientador avaliar o respetivo projeto de dissertação de cada mestrando no final do 1º Semestre do 2º Ano.

Bibliografia principal

A adequar a cada caso específico, em função do objeto de estudo do mestrando, para além da bibliografia entendida como de referência ajustada de cada unidade curricular do Curso.