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Universidade Lusófona

Metodologia do Trabalho Científico

Curso

Ciência das Religiões (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

20 | 20

Código

ULHT453-4237

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A Arquitectura de um Projecto de Investigação 1.1.Definição do projecto: a temática 1.2.Problemática: problemas e hipóteses 1.3.Levantamento da bibliografia 1.4.Plano Provisório 1.5.Metodologia: métodos e técnicas 1.6.Cronograma: etapas 1.7.Aspectos formais ou técnicos da redacção do texto: regras da instituição 1.7.1.Estrutura 1.7.2.Norma de citação. 2.A Recolha de Dados 2.1.Fontes 2.1.1.Importância 2.1.2.Autenticidade e originalidade 2.1.3.Tipologia de acordo com os critérios: 2.1.3.1.Intervenientes 2.1.3.2.Tempo 2.1.3.3.Intencionalidade 2.2.Tipos de Observação 2.2.1.Documental: pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo 2.2.2.Directa extensiva: inquéritos e sondagens de opinião 2.2.2.1.A amostra 2.2. 2.2.O questionário 2.2.3.Directa intensiva: a técnica da entrevista 2.2.3.1.Tipologia da entrevista 2.2.4.Observação participante e não participante. 3.Tratamento da Informação 3.1.Métodos qualitativos 3.2.Métodos quantitativos

Objetivos

Pretende-se dar a conhecer aos alunos a metodologia do trabalho científico, tanto no que concerne à elaboração de um projecto como ao desenvolvimento do mesmo no âmbito da Ciência Política.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os discentes deverão saber: - Estruturar um projecto individual; - Identificar e aplicar os vários métodos e técnicas de análise política, no que concerne à recolha de dados, nomeadamente a análise de conteúdo, a análise documental e a entrevista; - Fazer o tratamento da informação recolhida; - Redigir o texto aplicando as regras em vigor na ULHT.

Metodologias de ensino e avaliação

A unidade curricular adopta a metodologia teórico-analítica, combinando a metodologia de tipo directivo com a análise de corpos teóricos e modelos formais. Avaliação contínua. Valor da ponderação: - Assiduidade e participação -10%; - 1.º elemento de avaliação escrita ¿ 40% - 2.º elemento de avaliação escrita ¿ 50%.

Bibliografia principal

Almeida, F. & Madureira, J. (1980). A investigação em ciências sociais. Lisboa: Presença Bell, J. (2004). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Gradiva Chalmers, A. (1990). Science and its fabrication. Buckingham: Open University Chizzotti, A. (2006). Pesquisa em ciências humanas e sociais. S. Paulo: Cortez Editora Blalock, H. M. (1960). Social statistics. New York: McGraw-Hill Eco, U. (1988). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Presença Poupart et al. (1997). La recherche qualitative ¿ Enjeux épistémologiques et méthodologiques,.Montréal: Ed. Gaetan Morin Reis, E. et al. (1996). Estatística aplicada. Lisboa: Ed. Sílabo Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1992). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva Severino, A. (2000). Metodologia do trabalho científico. S. Paulo: Cortez Ed. Silva, A. & Pinto, J. (orgs). (1986). Metodologia das ciências sociais. Porto: Afrontamento Torres, A. (2000). Novos elementos do método no estudo. Lisboa: Vega