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Universidade Lusófona

Religiões e Culturas Orientais

Curso

Ciência das Religiões (M)

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

20 | 20

Código

ULHT453-8297

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Apresentação e Metodologia da Disciplina. Pensamento Védico: Brãhmanas e Aranyãkas. Upanishads: algumas ideias centrais.

As Darshanas de Bhãrat (Índia). 2. Dharma e Darshana.

A Visão Jaina.

A Visão do Buda I e II.

Épicos e a Bhagavad Gîtã. Yoga ou a "via da disciplina"; Forças de aprisionamento.

Desenvolvimentos Teístas.

Filosofias da Ásia Oriental.

China: Kongfutse. Desenvolvimentos ao pensamento de Confúcio: O desafio do Dharma do Buda. Os começos

do Neo-Confucionismo. O Idealismo de Lu Xiangshan e Wan Yangming.

Laozi. O Dao e as suas funções. Desenvolvimentos ao pensamento de Laozi: Zhuangzi.

O Dharma do Buda na China. A introdução a partir da Ásia Central e de Bhãrat (Índia). Traduções e

interpretações. Escolas: Tiantai, Huayan, Chan e Terra Pura (Jingtu). P/R.

Objetivos

Aquisição de competências suficientes para uma compreensão razoável das filosofias/religiões e culturas da Ásia, através da transmissão de bases que permitam estabelecer um diálogo inter-cultural saudável, porque permanente e abrangente.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O necessário para que se possa identificar e inter-agir com a realidade multi-cultural hodierna, de modo a viabilizar actividades como agentes socio-culturais em vários campos de actividade, quer social, quer administrativa.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas serão essencialmente teóricas, com recurso a meios audio-visuais, embora ocorram práticas de exemplificação de alguns conteúdos, com recurso a workshops e visitas a centros representativos de várias tradições. O foco avaliativo incidirá na participação dos discentes nas aulas (avaliação contínua), bem como na orientação e discussão de trabalhos apresentados, em forma oral ou escrita, e ainda na apresentação e discussão de um trabalho de investigação individual.

Bibliografia principal

Koller, John M., The Indian Way: An Introduction to The Philosophies ad Religions of India, Prentiss Hall, New York, 2005.
Hanh, Tich Nhat, The Heart of Buda's Teaching, Parallax Press, Berkeley CA, 1999.
Pasqualoto, Giangiorgio, Dez Lições sobre o Budismo, Editorial Presença, Lisboa, 2010.
Kaluphana, David, Causality: the Central Philosophy of Buddhism, University Press of Hawai, Honolulu, 1975.

Williams, Paul, Mahayana Buddhism: The Doctrinal Foundations, Routledge and Kegan Paul, London and New York, 1989.
Miller, Barbara Stoller (trad), The Baghavad Gita, Bantam Books, New York, 1986.
Klostermaier, Klaus K., A Survey of Hinduism, , State University of New York Press, Albany, 1994.
http//www.mkgandhi.org/índex.htm (web site sobre Gandhi)
Minor, Robert N., Radhakrishnan: A Religious Biography, State University of New York, Albany, 1987.
Yu-lan, Fung, A Short History of Chinese Philosophy, Macmillan, New York, 1960.