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Universidade Lusófona

Mestrado em Ciências da Educação

Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração

Apresentação do Curso

O Curso de Mestrado em Ciências da Educação é uma oportunidade de formação para todos aqueles que querem compreender os percursos educativos das pessoas e das comunidades e encontrar e construir respostas adequadas aos contextos atuais.
O seu objetivo principal consiste na formação para a pesquisa científica socialmente relevante, de docentes e investigadores, de formadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, administração, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva.
A nova estrutura do Curso de Mestrado em Educação oferece 4 áreas de especialização para além de uma formação generalista comum a todas elas: especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos; especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária; especialização em Supervisão Pedagógica; especialização em Educação Inclusiva.
No ano letivo 2016-2017 será dada preferência à especialização em Políticas Públicas e Contextos Educativos e à especialização em Formação de Adultos e Intervenção Comunitária.

Razões para frequentar este curso

  • O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de olhares sobre a educação.
  • Permite-lhe compreender o percurso educativo do homem no seu dever histórico e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação.
  • Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende a orientar os diversos atores educativo assim como a lutar conta a exclusão educativa e social.

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre |4 Semestres |120 ECTS

Direção do Curso

Professor Doutor Óscar de Sousa

Secretariado

Anabela Martins

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULHT como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Requisitos de Graduação

Ter concluído um total de 120 ECTS

Objetivos

Fornecer uma formação para a pesquisa científica como bem social, e o estudo dos processos de mudança das práticas educativas e sociais de docentes e investigadores, de formadores e animadores, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva;
Proporcionar uma formação especializada em duas das quatro áreas para responder a novas funções emergentes nos sistemas de educação e formação para os quais propõe os seguintes objetivos específicos:
Compreender o impacto das Políticas Públicas na definição de conceções e práticas educativas generalizadas;
Adequar o desafio de uma educação ao longo da vida na perspetiva da educação permanente e das trocas de saberes pertinentes para os contextos e vidas de adultos;

Destinatários

Docentes e investigadores, de formadores e animadores socioeducativos, de técnicos e especialistas nas áreas do planeamento, de educação de adultos, de supervisão pedagógica e de educação inclusiva

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Ser capaz de conhecer e utilizar corretamente conceitos específicos de várias unidades curriculares do Curso;
- Ser capaz de ler criticamente pesquisas na área de Ciências Sociais, nomeadamente na área da educação e formação;
- Ser capaz de analisar e compreender factos e processos educativos em qualquer contexto, quer em grupo, quer individualmente, propor soluções e intervir direta ou indiretamente na mudança;
- Ser capaz de conceber, planificar, incrementar e avaliar projetos educativos, formais ou não formais, tendo em conta as necessidades das pessoas ou das comunidades e os contextos onde se inserem;
- Ser capaz de trabalhar individualmente e em grupo;
- Ser capaz de identificar um problema e construir um projeto de pesquisa adequado.

Equipamentos e Instalações

O Ciclo de estudo dispõe das seguintes instalações de apoio às atividades letivas: Centro de Trabalho Tecnológico, Biblioteca e Salas de Estudos. Todas as nossas salas estão igualmente equipadas com: Videoprojetor portátil, PC/Netbook portátil e retroprojetor.

Estudos Futuros

Entendido como uma formação avançada para a pesquisa, o mestrado está articulado com o Programa de Doutoramento em Educação, podendo os estudantes no final da parte escolar (1º e 2º semestres), em certas condições académicas, seguir diretamente para o Curso de Doutoramento.

Saídas Profissionais

De acordo com os objetivos de formação os Mestrados em Ciências de Educação possuem formação para intervir:
. na Administração central, regional ou autárquica;
. nos estabelecimentos de ensino superior, na docência, na assessoria;
. na animação comunitária, educação familiar, formação de adultos, na supervisão pedagógica;
. nos centros e gabinetes de formação;
. nos centros de recursos educativos;
. nas práticas sócio-educativas associadas ao trabalho, à saúde, aos tempos livres;
. na investigação;

Investigação

No plano da investigação, o Curso de Mestrado do ICE integra-se na Unidade de Investigação Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e possui, desde Novembro de 2007, um protocolo de cooperação científica com o Centro de Estudos Sociais ¿ Laboratório Associado (CES-LA), da Universidade de Coimbra. O CES - O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, criaram o Observatório de Políticas de Educação, Formação e Ciência - OP-ED.
A constituição do CeiED obedece a três objetivos principais:
(i) realizar investigação científica de qualidade e relevância social nos campos da Educação e Desenvolvimento Humano;
(ii) apoiar a formação avançada, conferente dos graus previstos na lei (doutoramento, mestrado e licenciatura); e
(iii) promover a prestação de serviços à comunidade.
Os temas ou o objeto de pesquisa dos projetos de investigação no mestrado devem ter em consideração os núcleos de investigação do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento do Instituto de Educação da FCSEA

Observações

RAZÕES PARA FREQUENTAR ESTE CURSO:
¿ O Mestrado de Ciências da Educação permite-lhe aprofundar a diversidade de abordagens sobre a educação;
¿ Permite-lhe compreender os percursos educativos das pessoas e comunidades e entender os contextos educativos e as políticas públicas de educação e formação e formular projetos de intervenção;
¿ Com o Mestrado de Ciências da Educação aprende-se a orientar os diversos interventores educativos assim como a lutar contra a exclusão educativa e social.

Docentes Convidados

- Prof. Doutor André Robert (U. Lumière Lyon 2, França)
- Prof. Doutor Carlos Alberto Torres (UCLA, EUA)
- Prof. Doutor José Eustáquio Romão (IPF, Brasil)
- Prof. Doutor Michel Develey (U. Lumière Lyon 2, França)

Áreas Científicas

Ciências da educação | Formação de professores/formadores e ciências da educação | Educação

Plano de Estudos

Despacho n.º 15847/2009, de 10 de julho, alterado pelo Despacho n.º 7111/2013, de 31 de maio
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Epistemologia das Ciências da Educação1º Semestre5
História da Educação1º Semestre5
Metodologias de Investigação - Projeto de Investigação1º Semestre10
Psicologia da Educação 1º Semestre5
Sociologia da Educação1º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Políticas Públicas e Contextos EducativosSemestre ECTS
Análise de Políticas Públicas2º Semestre5
Educação Comparada. Metodologias e Problemáticas2º Semestre5
Educação e Desenvolvimento Humano2º Semestre5
Inclusão Social e Educativa2º Semestre5
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica2º Semestre5
Teorias da Mudança Social e a Mudança Educativa2º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Formação de Adultos e Intervenção ComunitáriaSemestre ECTS
Animação Sociocultural e Desenvolvimento Local2º Semestre5
Aprendizagem ao Longo da Vida e Reconhecimento e Validação de Competências2º Semestre5
Educação e Formação de Adultos: Planeamento e Organização de Projetos de Formação de Adultos2º Semestre5
Escola, Família e Comunidade: Dinâmicas de Interação e Estratégias de Cooperação2º Semestre5
Globalização, Etnias e Identidade na Educação para a Cidadania2º Semestre5
Teorias de Educação e Formação de Adultos2º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Supervisão PedagógicaSemestre ECTS
Análise de Políticas Públicas2º Semestre5
Ética e Deontologia Profissional2º Semestre5
Lideranças Pedagógicas, Currículo e Avaliação2º Semestre5
Modelos de Formação de Professores2º Semestre5
Observação de Contextos Educativos e Diferenciação Pedagógica2º Semestre5
Técnicas de Supervisão Pedagógica2º Semestre5
1.º Ano/ Especialização em Educação InclusivaSemestre ECTS
Desenvolvimento Pessoal e Social e Cidadania2º Semestre5
Diversidade, Equidade e Inclusão Socioeducativa2º Semestre5
Educação Inclusiva: Conceptualização, Políticas e Práticas2º Semestre5
Educação Inclusiva: Gestão Curricular Contextualizada2º Semestre5
Educação Inclusiva: Metodologias de Intervenção na Sala de Aula2º Semestre5
Inclusão Digital2º Semestre5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Dissertação CientíficaAnual50
Seminário de InvestigaçãoAnual10

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Ana Maria Benavente Da Silva NunoDoutoramentoTempo Integral
Ana Maria Favita Carita De MagalhãesDoutoramentoTempo Integral
António Neves Duarte TeodoroAgregaçãoTempo Integral
Carla Cristina Marques GalegoDoutoramentoTempo Parcial
Fernanda Maria Das Neves Gouveia Da Veiga GomesTempo Parcial
Isabel Rodrigues Sanches FonsecaDoutoramentoTempo Integral
José Bernardino Pereira DuarteDoutoramentoTempo Integral
José Gregório Viegas BrásDoutoramentoTempo Integral
Maria Glória Tavares De Magalhães RamalhoDoutoramentoTempo Parcial
Maria Neves Leal GonçalvesDoutoramentoTempo Integral
Maria Odete Pereira Da Silva Emygdio Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Oscar Conceição De SousaDoutoramentoTempo Integral
Rosa Maria Da Silva Serradas DuarteDoutoramentoTempo Integral
Zoran RocaDoutoramentoTempo Integral

Valores

Antecipa-te 0 €
Alunos externos 0 €
Titulares de curso superior 120 €
Titulares de curso superior (Grupo Lusófona) 0 €
Matrícula e Incrição175 €
Seguro Escolar40 €
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 235,2 €
Valor por ECTS 7,84 €