filmeu
Imagem notícias defeito 1

A Diversidade que nos une

O Dia da Lusofonia já conta com sete edições, este ano falou-se sobre diversidade cultural.

27.05.16 - 00h00

Num ano em que o conjunto de países da CPLP, comunidade com cerca de 260 milhões de pessoas, comemora 20 anos de existência, o Dia da Lusofonia direcionou as atenções para o multiculturalismo: países diferentes mas que são aglutinado através desta língua em comum que é o português.

É a diversidade que torna rica a CPLP

A importância da Lusofonia é enorme, funciona como uma forma de enriquecimento das nações, pois leva à inovação e projeção universal, "a diversidade cultural é importante, porque se relaciona com os vários domínios da vida, do estar, do fazer, do ser. Está ligadoaà economia e à riqueza de Portugal através das várias nações que compõem a Lusofonia." explica o Professor Pedro Pereira Leite da Universidade Lusófona que tem trabalhado sobretudo na área da Diversidade e Politicas Culturais.

Um olhar no passado

Ter uma visão do futuro parte também pelo conhecimento do passado, pois muito do que somos hoje vem deste. A sugestão da valorização do estudo da cultura dos países do CPLP foi ainda deixada, de forma a não ser maioritariamente portuguesa.


Rede de Escolas Lusófonas

O Dia da Lusofonia foi também a data escolhida para a entrega dos prémios da segunda edição do concurso da Diversidade Cultural, e para a primeira edição do concurso Da Memória ao Futuro , ambos destinados a premiar trabalhos de âmbito escolar que promovam a Lusofonia.

Duas escolas de Cabo Verde e a Escola Secundária Fernão Mendes Pinto (Almada) foram premiadas no tema da Diversidade Cultural, enquanto que no tema Da Memória ao Futuro os prémios viajaram para Braga, Leiria e Almada.

Estes dois concursos inserem-se no Programa da Rede de Escolas Lusófonas que foi criada em 2014.

O Programa da REL-Rede de Escolas Lusófonas insere-se no projeto Pedagógico da Universidade Lusófona e tem como objetivo criar e desenvolver o conhecimento sobre a história e a cultura dos países lusófonos e colaborar com os professores na dinamização de projectos educativos, dentro dos valores explícitos da Missão e Objetivos da Universidade.

Este ano observou-se uma grande participação por parte de Cabo Verde mas o grande objetivo é que todos os países lusófonos participem no concurso. A Universidade encontra-se já a estabelecer contactos nesse sentido para que no próximo ano Angola também esteja representada através dos trabalhos dos seus alunos e docentes, informou a Prof. Manuela Carrasco, da Vice-reitoria da Universidade.

Rogério Silva
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios