filmeu
Imagem notícias defeito 1

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Moodle, uma plataforma online concebida para apoiar as comunidades educacionais.

22.05.17 - 00h00

O workshop conduzido pela professora Maria Dulce Franco, docente da Universidade Lusófona, serviu para falar sobre a plataforma Moodle e perceber como esta funciona.

Na sessão foi visualizada uma página de professor e uma de aluno, foi possível observar ferramentas disponibilizadas para cada usuário, e perceber como as organizar e utilizar da melhor forma. Também foi possível configurar disciplinas, criar atividades, e simular uma entrega de trabalho por parte de uma página de aluno, para que, de seguida, fosse possível observar como o mesmo é recebido na página de um professor e como este procederá a atribuição da nota.

Sendo um Learning Management System (Sistema de Gestão da Aprendizagem), o Moodle está programado para apoiar e facilitar a aprendizagem e adequar-se às necessidades dos seus utilizadores.


"Mesmo quem não percebe muito de tecnologia consegue trabalhar com o Moodle"

A professora também afirma que uma das razões pelas quais o Moodle é tão usado tema ver com o facto de estar traduzido em vários idiomas e ser gratuito.

Este modelo educacional, para além de permitir e facilitar a comunicação entre alunos e professores, também permite uma maior facilidade na produção, distribuição e partilha de conteúdos, uma melhor gestão do programa curricular, realização de avaliações e atribuição de notas de alunos, assim como acesso a trabalhos efetuados pelos mesmos.

Fórum, Glossário, Wiki, Notícias, Diálogo, Tarefa, são alguns materiais estáticos e dinâmicos disponibilizados pelo Moodle, que possibilitam o desenvolvimento de atividades educativas.

Alguns professores da Lusófona estiveram presentes no workshop, com o intuito de conhecerem melhor este software.

Segundo moodle.net, mais de 230 países trabalham com esta plataforma, entre eles, Estados Unidos da América, Espanha, Brasil, México, Alemanha, Itália, Colômbia, Índia, entre outros.

O Moodle foi criado por Martin Dougiamas, professor e programador australiano, e foi lançado em 2001.

Yauri Neto
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios