filmeu
Imagem notícias defeito 1

Carlos Pimenta encena O Fim do Mundo

Diretor das licenciaturas em Artes Dramáticas da ULHT, é o encenador da peça Fim de Partida.

21.06.18 - 00h00


O Professor Carlos Pimenta (diretor das licenciaturas em Artes Dramáticas - Formação de Atores e Artes Performativas e Tecnologias) é o encenador e cenógrafo da peça Fim de Partida de Samuel Beckett - que terá Ivo Alexandre e Pedro Lacerda nos protagonistas - e que estará em cena na Casa de Teatro de Sintra entre 21 de Junho e 8 de Julho

Entre 21 de junho e 8 de julho, a Companhia de Teatro de Sintra, apresenta "Fim da Partida" (Endgame) a tragicomédia escrita pelo Nobel da Literatura Samuel Beckett, que traz a palco o enigma da condição humana. A peça pode ser vista de quinta a domingo na Casa de Teatro de Sintra.

"Fim de Partida" conta a história de Hamm e Clov, dois homens fechados num abrigo | bunker à beira-mar. As duas personagens principais representam uma metáfora sobre as limitações da condição humana e agem e dialogam num jogo de repetições ao estilo da comédia burlesca: Hamm, paralisado e cego, e Clov, meio serviçal meio filho adoptivo, estabelecem entre si relações de poder manipulação, dependência e submissão, que têm em comum o seu cariz disfuncional.

Nesta peça, que conta também em palco com os pais de Hamm (Nell e Nagg) dentro de caixotes do lixo, só o jogo, a repetição e o diálogo permitem que se sobreviva. Vítimas de um apocalipse emocional, espiam o mundo ou o que restou dele, sem esperança, procurando adiar a morte. As quatro personagens estão em fim de partida, no limite das suas condições humanas.

Originalmente escrita em francês (Fin de Partie - 1957) foi traduzida para inglês pelo próprio Beckett com o título Endgame. A tradução que agora é levada à cena é da autoria de Francisco Luís Parreira. Carlos Pimenta e Luís Francisco Parreira já trabalharam em conjunto em "À Espera de Godot" apresentada em 2014 no Teatro Municipal de S. Luíz e no Teatro Nacional de S. João, numa co-produção destas instituições com o Ensemble.

"Fim de Partida" convida o espetador a assistir a um debate sobre a vida, as limitações da condição humana e a solidão.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios