filmeu
Imagem notícias defeito 1

Carlos Pimenta responsável por ópera no CCB

A opera L'Isola Disabitada pode ser considerada como uma reformulação do mito de Orfeu e Eurídice.

25.11.16 - 00h00

O professor Carlos Pimenta (Director da Licenciatura em Artes Performativas e Tecnologias - ULHT e da Licenciatura em Artes Dramáticas - ULP) é o responsável pela concepção e direcção da opera L´Isola Disabitada que será apresentada no Grande Auditório do CCB nos dias 25 e 26 às 20h.

O libreto de L'Isola Disabitata foi escrito pelo maior poeta para música do séc. XVIII, Pietro Metastasio. Teve a sua primeira apresentação no dia 31 de maio de 1753 em Aranjuez, com música do compositor austríaco de descendência italiana Giuseppe Bonno (1711-1788). Em Portugal, L'Isola Disabitata foi apresentada com música de David Perez em 1767 e teve várias apresentações nos teatros reais portugueses.

Esta breve peça teatral pode ser considerada como uma reformulação do mito de Orfeu e Eurídice. Os motivos principais do conto estão aqui todos reunidos: a viagem, a separação dos jovens esposos, a morte simbólica, o reencontro com a amada, a ressurreição e o triunfo final do bem acima do mal. A dicotomia homem | natureza perpassa, ainda, pela leitura de uma obra que se assume como exemplar na demonstração das contradições e mal-entendidos em que os seus protagonistas se deixam enredar.


Após o sucesso de Antígono (2011) o Divino Sospiro regressa ao mesmo período histórico e à ópera encenada. Se em Antígono "a maravilhosa máquina do barroco" se reconfigurou naquilo que foi apelidado na altura como "barroco digital", nesta nova produção voltam a aliar-se na cena as tecnologias contemporâneas e o estrito respeito pela tradição barroca e pela música historicamente informada.

Música David Perez (1711 - 1778)
Libreto Pietro Metastasio (1698 - 1782)
Orquestra DIVINO SOSPIRO
Direção Musical Massimo Mazzeo

Com
Francesca Aspromonte
Eduarda Melo
Joana Seara
Bruno Almeida

Conceção e direção Carlos Pimenta
Figurinos José António Tenente
Vídeo João Pedro Fonseca
Desenho de Luz Rui Monteiro
Espaço cénico Carlos Pimenta e João Pedro Fonseca
Tradução Adriana Latino
Edição crítica da partitura Iskrena Yordanova

Produção | CCB

Licenciatura em Artes Performativas

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios