filmeu
Imagem notícias defeito 1

Dar a palavra à investigação

O CBIOS pertence à Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona

06.07.15 - 00h00

Cancro, bactérias resistentes, dieta de água, efeitos da obesidade na pele. Estes foram apenas alguns dos temas das 30 apresentações de teses de doutoramento e projetos doutorais que preencheram as primeiras Jornadas CBIOS, na Lusófona.

O Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias da Saúde (CBIOS) pertence à Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona. Com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, o CBIOS organizou as primeiras Jornadas de divulgação científica a 9 e 10 de outubro.

Para Luís Rodrigues, diretor-geral do CBIOS, as Jornadas são "um acontecimento que é mais do que aquilo que representa", já que se traduz na "consolidação visível para o exterior e para o interior", de uma década de preparação.

Da ginja de Óbidos às cápsulas híbridas

Liliana Tavares, Elisabete Maurício e Lídia Palma foram as primeiras doutorandas a apresentarem os trabalhos finais. Investigações sobre áreas tão díspares como o impacto da obesidade sobre a pele, os potenciais benefícios médicos e estéticos dos extratos da ginja de Óbidos, ou a influência da dieta de água sobre a fisionomia da pele.

Alunos de Ciências Biomédicas e Biofarmacêuticas apresentaram também os projetos que estão a desenvolver. Entre os temas estão o cancro renal, em análise por João Costa, os vasos da pele do pé, que merecem a atenção de Henrique Silva, e o tratamento do cancro de pele, que Catarina Silva propõe combater com cápsulas híbridas.

Diogo Matias e Filipe Pereira, alunos de Química, foram os últimos do primeiro dia das Jornadas a apresentar propostas. Matias procura novas moléculas para tratar os cancros da mama, colón e pele, enquanto Pereira quer criar novos fármacos para combater bactérias resistentes.

O cancro de novo em foco

No segundo dia das Jornadas CBIOS, Sara Cerqueira abriu as apresentações com um estudo sobre os tratamentos para o cancro da mama. Filipa Santos veio da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para mostrar uma investigação centrada nas propriedades da membrana celular.

O uso do silicone e a sua adaptação à pele destacou-se na exposição de Mariline Salvado, enquanto Luís Roque aprofundou o problema da candidíase oral. Paula Pereira está interessada em analisar a atividade antioxidante da planta Myrtus Communis L.

Investigador em Medicina Veterinária, Daniel Murta partilhou o trabalho que está a desenvolver sobre a espermatogénese nos ratos. As apresentações fecharam com dois alunos de Saúde Ambiental. Raquel Santos está a analisar a qualidade do ar no interior de um quarto de bebé, enquanto Rogério Nunes se preocupa com a vigilância da saúde ambiental em Portugal.

Prémios com direito a publicação científica

De entre os 30 alunos selecionados para exporem os seus trabalhos, Luís Roque conquistou o primeiro prémio na categoria de apresentação oral. Sara Cerqueira e Miguel Murta receberam menções honrosas. Os três investigadores ganharam a possibilidade de publicarem o seu trabalho no BBR ¿ Jornal de Investigação Biomédica e Biofarmacêutica.

Na categoria poster, a vencedora foi Ana Júlio que ganhou um tablet, fruto do patrocínio da cadeia de lojas El Corte Inglês. Foram ainda atribuídas menções honrosas a Inês Veiga, Filipa Santos e Margarida Pereira. As quatro investigadoras vão também poder publicar na BBR.

Ana Antão
Redação LOC

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios