filmeu
Imagem notícias defeito 1

Debate: Táticas das Campanhas Eleitorais

Como os líderes e as máquinas partidárias definem estratégias para o combate político. Dia 29 de Outubro

26.10.15 - 00h00

"Táticas das campanhas eleitorais - ou como os líderes e as máquinas partidárias definem estratégias para o combate político" é o tema do debate a realizar no dia 29 de Outubro de 2015 (quinta-feira), às 10h no auditório da Biblioteca Vítor Sá, da Universidade Lusófona de Lisboa. O jornalista Gonçalo Bordalo Pinheiro e o consultor político João Tocha são os oradores do encontro. A análise e comentário das intervenções estarão a cargo de Helena Garrido, jornalista e docente da ULHT.

Este encontro surge no âmbito da disciplina de Política e Comunicação, do Curso de Ciências da Comunicação e Cultura, mas destina-se a todos os alunos da Universidade e todos quantos queiram assistir e participar.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos o contacto com a realidade política e comunicacional nas suas várias vertentes, o Departamento de Ciências da Comunicação não pode deixar de aproveitar a oportunidade do recente ato eleitoral para suscitar a reflexão e o debate sobre as estratégias comunicacionais seguidas nas campanhas pelos vários partidos políticos e seus eventuais efeitos nos resultados eleitorais.

Num momento em que ocorre na sociedade portuguesa uma profunda reflexão sobre o significado dos resultados das recentes eleições legislativas, trata-se de dar a palavra a quem conhece os bastidores das campanhas partidárias, seja na organização e estruturação da imagem dos líderes e suas organizações partidárias, seja na cobertura jornalística dos atos de campanha.

As experiências de João Tocha, como consultor político de várias campanhas eleitorais e de Gonçalo Bordalo Pinheiro, enquanto jornalista político e co-autor da obra A Máquina do Poder - os bastidores dos três maiores partidos políticos em campanha: PS, PSD e CDS (2014), constituem fontes de conhecimento para uma melhor compreensão das opções, dos discursos, da teatralização da luta partidária, da forma como os cidadãos são influenciados no momento de concretizar o voto.

Às intervenções de João Tocha e de Gonçalo Bordalo Pinheiro e aos comentários de Helena Garrido seguir-se-á um debate com a audiência, moderado por Helena Mendonça, jornalista e docente do Departamento de Ciências da Comunicação da ULHT.

Intervenções:
- Gonçalo Bordalo Pinheiro (Jornalista, co-autor de A máquina do Poder - os bastidores dos três maiores partidos políticos em campanha: PS, PSD e CDS): "Os bastidores dos partidos políticos em campanha";
- João Tocha (Consultor político, gestor da First Five Consulting): "Máquina eleitoral: O que fazer para perder eleições".

Comentário:
- Helena Garrido (Jornalista e docente ULHT).

Moderador:
- Luís Cláudio (Diretor da ECATI-Departamento de Ciências da Comunicação da ULHT).

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios