filmeu
Imagem notícias defeito 1

Exposição de Homenagem à Cadeira Portuguesa

Professores da Lusófona expõem em Cascais

18.12.15 - 00h00

Cadeiras metamorfoseadas por criativos nacionais prestam homenagem à Cadeira Portuguesa numa exposição que estará patente até ao final de janeiro de 2016 na Casa de Santa Maria, obra maior do arquiteto Raul Lino em Cascais.

A exposição tem o apoio do curso de Design da Universidade Lusófona e conta com a participação de docentes e dos diretores das licenciaturas em Design da Lusófona de Lisboa e do Porto.

Veja a reportagem realizada na exposição e as entrevistas ao diretor da licenciatura em Design da ULHT Jorge Carvalho, à professora Catarina Castel-Branco e ao diretor de Design de Comunicação na ULP Nuno Ladeiro, também diretor da exposição.

A exposição

Sobre a Cadeira Portuguesa | É uma das mais características cadeiras das esplanadas portuguesas. Desde sempre, intelectuais, artistas e cidadãos comuns trocam opiniões e convivem nas esplanadas. Os turistas, por sua vez, procuram pontos de interesse e encontram nas esplanadas portuguesas e, em particular, nos cafés lisboetas o ambiente tipicamente lusitano. As primeiras cadeiras terão surgido em Lisboa nos anos 30 e 40 do século XX. Influenciada provavelmente pela escola alemã Bauhaus, mas também pelas cadeiras de tubo de aço curvado de alguns dos pioneiros do design, como Marcel Breuer, Mies van der Rohe e Mart Stam editadas pela Thonet, a fábrica Adico, uma das maiores empresas de mobiliário metálico europeu, desde os anos 30 até aos dias de hoje, produz a cadeira. Como exemplo, temos as capas dos catálogos desenvolvidas por pintores de renome da época. Com 95 anos de existência, exporta a Cadeira Portuguesa para países tão longínquos como os do norte da Europa, Estados Unidos e Austrália, entre outros. A Cadeira Portuguesa é parte de uma vasta coleção de clássicos que fizeram história na Adico ao longo dos anos e nunca perderam a dinâmica dos novos tempos, pois souberam acompanhar a evolução do mercado e estar na moda.

Professores do Curso de Design que participam na exposição

Filipe Trigo

Cadeira "Less is more"

Legitimado que estava, "oficialmente", a infligir uma "agressão" à cadeira 5008, decidi, à priori, fazê-lo da forma mais contida que me fosse possível. Há mais de quarenta que me sento na cadeira e lembrei-me que sempre me irritou ter de usar os dois braços para a movimentar!

Com base nesse problema por mim detectado, decidi intervir no assento e, com isso, permitir que a mão pudesse agarrar-se ao lado inferior do quadrilátero dos painel das costas, transformando-o numa pega. Retirando material, acrescentou-se uma nova funcionalidade conseguida apenas pela supressão de material existente no modelo original, sem acrescentar nenhum elemento/peça nem alterando a cadeira no seu todo.

Daí a vir-me à memória a "frase batida" nos meios da atividade do Design - "less is more" - foi um ápice. Depois, comecei a olhar para as duas esplêndidas superfícies brancas que a cadeira me oferecia. Pareceram-me duas folhas brancas de papel a que não consegui resistir. O minha faceta de comunicador visual falou mais alto. A frase referida foi transformada: uma frase retórica que resume e tipifica uma determinada atitude na atividade projetual, transformou-se numa mensagem de intervenção social no campo da igualdade de génros: "top less is more equal". Na procura de uma forma gráfica facilmente memorizável, introduzi uma outra valência que foi ajudada por recurso a símbolos matemáticos (-, +, =), conferindo-lhe uma lógica de charada e convindando a um exercício mental de carácter lúdico.

Nuno Ladeiro

Redesign Cadeira Portuguesa

Em 1926 Marcel Breuer criou a famosa cadeira Wassily em tubo de ferro curvado, revolucionou a técnica e a estética das cadeiras da sua época. Foi um grande passo no desenvolvimento de uma nova forma, que proporcionou uma nova aventura estética.

A cadeira portuguesa adaptou essa nova tecnologia à realidade portuguesa. Assim surgiu uma das mais icónicas cadeiras portuguesas.
Redesenhar a Cadeira Portuguesa foi um desafio enorme. A nova cadeira mantêm a estrutura original de tubo curvado mas com uma nova tecnologia, de polipropileno injetado através do sistema de injeção Air Molding. O tubo de polipropileno também curvado e o encosto ligeiramente reclinado conforme a cadeira original mantêm no essencial a identidade da cadeira portuguesa mas agora muito mais leve.

Editor: Colico, Itália

Jorge Carvalho

Dalmata

Dar-lhe um nome. Transformar tipograficamente a palavra DALMATA com a subtil deslocação da posição de uma letra, alargando assim o sentido da leitura e passando a ser a cadeira DALMATA.

Com esta cadeira pretende-se preservar a memória do nosso fiel amigo, animal de estimação que nos acompanhou durante uma vida, associando a sua imagem ao objeto do sentar "cadeira portuguesa", que reencontramos em jardins e esplanadas por todo o Portugal.

Uma cole cão para crescer.

Juntar a cada cadeira a imagem de um cão, e jogar no trocar ou ocultar letras, vai permitir a cada um reencontrar-se e encontrar numa cadeira portuguesa o seu animal de predile cão, associado à sua personagem.

Assim teremos:

  • Serra da Estrela;
  • Labrador;
  • Doberman;
  • Pastor Alemão;
  • Galgo;
  • Pincher;
  • Perdigueiro.

Rui Luiz

Lisboa

Caracterização da cadeira existente:
Expressão visual acentuada, comportamento térmico inadequado,escorregamento no sentar, deficiente apoio lombar.

Participação:

O modelo fornecido e o histórico possível, conduziram ao Redesign como a melhor opção para a respetiva homenagem.

Conceitos.

As identidades; da forma, o "rosto" da cadeira Portuguesa; Lisboa na superfície, a comunicação, os usos, o tempo, o materiale a cor.

Descritivo

O "rosto" da cadeira, a estrutura conceptual, forma, material, uso, função, produção e a imagem, no espaço e no tempo, conduziram ao desenvolvimento de uma estrutura conceptual similar, mais, "lounge", versátil na relação e no uso com espaços interiores e exteriores através de superfícies opcionais associadas ao sentar.

A estrutura reduzida na sua expressão, em tubo de aço de diâmetro inferior, enfatiza continuidade linear e a justaposição autónoma das superfícies para encosto e assento. Estas, associadas na expressão da identidade à cidade de Lisboa, materializadas com diferentes materiais, permitirão adequada resposta ergonómica, uma nova imagem, uso e aplicabilidade diferenciadas.

Catarina Castelo Branco

Por dentro da paisagem

Inspirada no exterior aonde a cadeira portuguesa viveu e vive.Recriei uma nova imagem a que chamei "por dentro da paisagem". Tal como o escultor que retirou ao bloco de pedra o excesso que lhe permitiu fazer surgir a obra, retirei da paisagem a cor e as formas das camadas de sedimentos, que surgem do interior da terra posta a descoberto. A cadeira das esplanadas e dos jardins "retirada" assim da terra, será transportada para novos espaços. Recriará uma paisagem outra, a imagem apropriada em qualquer ponto do globo que fará perdurar a memória do viajante.

[Texto editado em dezembro de 2016]

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios