filmeu
Imagem notícias defeito 1

I Jornada de Cristianismo Contemporâneo

No dia 15 de novembro, G.K.Chesterton foi a personalidade debatida.

28.11.16 - 00h00

Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a fé cristã na sociedade contemporânea, numa iniciativa do ICC - Instituto Cristianismo Contemporâneo, unidade funcional da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona - as Jornadas de Cristianismo pretendem focar-se sobre uma personalidade, acontecimento histórico, uma situação presente ou perspectiva futura. Neste primeiro encontro foi escolhido G. K. Chesterton, numa altura em que se relembra o 80º aniversário da sua morte (1874-1936).

Mais do que um escritor

Gilbert Keith Chesterton nasceu em Londres em 1874, e foi um escritor, jornalista, poeta, e pensador que influenciou o pensamento de outros autores da sua geração como C.S.Lewis, H.G.Wells, sendo também um interessado pela economia, defendendo o Distributismo.


Com o Distributismo, defendia a distribuição da propriedade da terra, recursos, ferramentas, numa tentativa de assegurar que as pessoas eram donas da propriedade privada. "Isto é um exemplo da sua riqueza intelectual" explica Alexandre Honrado professor da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona.

Chesterton é também conhecido na temática jornalistica, pela exposição pública, a polémica, o debate e as suas ideologias contra a corrente, sem receios de pensar e partilhar o que pensa. "Num Universo tão diferente daquele que estamos hoje, em que se partilha o que se vê, o que se faz, mas nem sempre o que se pensa, Chesterton provoca o desafio à descoberta da verdade. Nesta era das redes sociais as pessoas acreditam em tudo, o que na verdade leva a não acreditar em nada" referiu o jornalista Octávio Carmo, da Agência ECCLESIA.


Visão de modernidade

Como pensador, Chesterton é um autor muito importante na análise daquilo a que chamamos a modernidade, e apesar de não podermos negar que o modernismo está ligado ao avanço, Chesterton criticava-o e apontava os seus defeitos.

Alertava para a cultura consumista e materialista que poderia destruir a moral, o crescimento dos males para beneficio dos grandes negócios ou mesmo a dominação politica, que contribuem para a toxicidade da cultura São alertas a realidades tão atuais que se revêm nos dias de hoje que nos levam a pensar no avanço do seu pensamento, tornando assim esta "personagem" tão interessante.

Rogério Silva
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Veja outras fotografias em: I Jornada de Cristianismo Contemporâneo

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios