Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Nutrição e Saúde na Lusófona

Pela primeira vez organizaram-se Jornadas com o tema especificamente da Nutrição.

O debate sobre as Jornadas Lusófonas Nutrição, que decorreu do dia 26 ao dia 28 de abril, é uma atividade organizada pela Direção da Licenciatura e Núcleo de Estudantes de Ciências de Nutrição, em Colaboração e Apoio da Direção da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde.

De acordo com Nelson Tavares, coordenador das Jornadas Lusófonas Nutrição, e diretor da licenciatura em Ciências da Nutrição, o principal objetivo deste evento é "Contribuir ativamente para o crescimento da visibilidade e relevância das Ciências da Nutrição em Portugal."

Durante três dias foram debatidos vários temas como a educação alimentar e nutricional nas crianças; o que comer antes, durante e depois do exercício e o facto do uso de suplementos antioxidantes poder causar cancro.


Bruno Sousa, nutricionista e docente da Universidade Lusófona, centrou-se na questão da educação alimentar e nutricional nas crianças. "A má alimentação é um problema global. A forma como comunicamos e tratamos certos doentes está relacionado com a educação alimentar." A alimentação e os comportamentos alimentares são influenciados por fatores como o indivíduo, a família e a comunidade em que se encontra e por isso refere a importância de "envolver os alunos em atividades como as hortas alimentares, que os influencia a consumir alimentos saudáveis".

Nutrição e Desporto

Cláudia Minderico, Nutricionista da Universidade Lusófona, focou-se no tema da Nutrição no Desporto. Enquanto especialista revela a importância de ingerir um número elevado de hidratos de carbono chamados de glicólise antes de um treino de manutenção e rendimento, para que exista uma queima da massa gorda. No entanto se o objetivo for perder peso, deve-se comer proteínas como o iogurte magro e fruta 2 horas antes do treino e imediatamente antes do treino comer por exemplo um ovo.

Num treino com o objetivo de rendimento ou manutenção é necessária a ingestão de hidratos de carbono a cada hora ao contrário dos treinos de perda de peso, que é apenas necessário ingerir água durante o esforço físico.

"No fim, em ambos os treinos é necessária a ingestão de proteínas como a whey protein ou o leite com chocolate. A quantidade de proteína ingerida depois do treino depende do peso da pessoa."

O cancro e a dieta

Ana Fernandes, docente da Universidade Lusófona em Toxicologia e Farmacologia, debateu o tema dos suplementos antioxidantes poderem causar cancro, explicando que um dos principais motivos do cancro é a dieta.

Para perceber o porquê dos suplementos antioxidantes poderem causar cancro, é preciso perceber que em nutrição "quando ingerimos o suplemento, temos um longo percurso até chegar à célula e aquilo que chega ao organismo muitas vezes não é aquilo que tomamos porque as nossas vias metabólicas alteram-se."

Beatriz Costa
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Veja mais fotografias das Jornadas Lusófonas Nutrição.