filmeu
Imagem notícias defeito 1

Prémio AMI - Jornalismo contra a indiferença

Professor do Departamento de Ciências da Comunicação recebeu o prémio AMI

23.04.15 - 00h00

A reportagem de Ricardo J. Rodrigues conta as histórias dos idosos obrigados a trabalhar depois da idade da reforma. Quase 20% dos portugueses entre os 70 e os 74 anos continuam a trabalhar.

O Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença destacou com uma menção honrosa o trabalho do jornalista Ricardo J. Rodrigues, para a Notícias Magazine, que conta as histórias de idosos que continuam a trabalhar depois da idade da reforma. "Porque a pensão não chega, porque têm de ajudar os filhos, pagar comida, contas, medicamentos", lê-se na reportagem 'Trabalhos forçados'.

A reportagem Trabalhos forçados retrata a realidade dos portugueses que, após os 65 ou mesmo os 70 anos, continuam a trabalhar. Quase 20% dos portugueses entre os 70 e os 74 anos permanecem ativos. Leia a reportagem inteira, que valeu a atribuição da menção honrosa do prémio atribuído pela AMI a Ricardo J. Rodrigues.

Os vencedores do prémio são Catarina Gomes, do jornal Público, com as suas reportagens Perdeu-se o pai de José Carlos e Lepra - Órfãos de Pais Vivos, e, em ex-aequo, Pedro Miguel Costa, da SIC, com a reportagem Faz de conta que é uma casa.

Recebem também menções honrosas, além de Ricardo J. Rodrigues da Notícias Magazine, Miriam Alves, da SIC, com o trabalho O Labirinto de Soraia, e Sílvia Caneco, do jornal i com os trabalhos Carolina, 15 anos, voltou a ser vítima de abusos; Bloggers querem ajudar Carolina a ter uma casa nova, Carolina, duas vezes vítima de abusos, tem finalmente uma casa nova e Ministério da Educação reabre investigação à antiga escola de Carolina.

Trata-se da 17.ª edição do Prémio AMI - Jornalismo Contra a Indiferença, que é destinado a destacar trabalho jornalístico que represente "uma contribuição válida para que a indiferença dos poderes de opinião pública não permitam cobrir com um manto de silêncio situações intoleráveis", lê-se no site da organização não-governamental AMI (Assistência Médica Internacional).

O prémio teve como júri o presidente da AMI, Fernando Nobre; as vencedoras da edição anterior, Ana Sofia Fonseca (SIC) e Rita Colaço (Antena 1); a amiga da AMI, Paula Sarmento; e ainda Maria José Mata, pela Escola Superior de Comunicação Social.

O prémio vai ser entregue na tarde de terça-feira, no final do Colóquio AMI: Jornalismo Contra a Indiferença, que está integrado nas comemorações do 30o aniversário da organização.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios