filmeu
Imagem notícias defeito 1

O Futuro da Europa

Aula aberta questiona e reflete o futuro através de um olhar sobre as últimas décadas da UE.

19.05.17 - 00h00

No âmbito das Licenciaturas de Serviço Social e Ciências Sociais e Humanas, o Instituto de Serviço Social da Universidade Lusófona proporcionou uma aula aberta no dia 4 de abril com o tema, Serviço Social Intercultural Práticas e Desafios.

A convite da professora Fernanda Neutel diretora da Licenciatura em Estudos Europeus e Relações Internacionais, Sofia Alves chefe da representação da Comissão da Europeia em Lisboa, expôs os saldos positivos e desafios para o futurode uma Europa unida e em paz. Facto esse que decorre desde o tratado de Roma, que agora completa 60 anos.

José Almeida Santos diretor da faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração e Fernanda Neutel contextualizaram as perspectivas da União Europeia sob um ponto de vista académico. Questionando e instigando os alunos quanto às conquistas que a União trouxe para a comunidade, às ameaças como as tendências populistas vem surgindo na Europa, a presença do terrorismo e as divergências económicas que surgem de dentro, com a saída do Reino Unido e podem enfraquecer o bloco de união.

Neutel chama a atenção para a necessidade de se tornarem mais visíveis e presentes as decisões e práticas sociais a nível europeu, com o objetivo de aproximar as nações e torná-las mais coesas. Explica que mesmo existindo instituições representativas, perante o olhar da sociedade em geral, parece sempre estar muito afastada dos seus quotidianos.


Cenários de coesão

Do ponto de vista da Comissão Europeia, Sofia Alves aponta que há sim a necessidade de se refletir numa perspectiva de futuro sobre os alicerces democráticos que são os princípios fundamentais da União e que atualmente parecem estar sob ameaças. Apresentando o Livro Branco sobre o futuro da Europa elaborado pela Comissão Europeia, que faz uma reflexão e estipula cenários para uma União até 2025, Alves chama a atenção para programas de coesão da sociedade como o Erasmus a nível acadêmico social que visa a partilha do conhecimento e cultura entre os diferentes países e que possibilita hoje que milhões de estudantes e professores realizem essa troca e vivência.

Sofia Alves sintetizou, afirmando que, a importância da coesão entre os povos passa pela compreensão dos outros frente às suas questões e problemáticas individuais para que juntos encontremos uma resposta, "nós temos que dar prioridade às iniciativas e aos programas que existem de intercâmbio entre estudantes[...] promover a possibilidade de os jovens dos diferentes países irem para o outro país trabalhar ou prestar um serviço como voluntário para reforçar exatamente os laços que primeiro para fomentar a compreensão entre as diferentes povos da União Europeia e que cada um perceber melhor quais são as suas preocupações do outro que eu não tenho".

Ao final, se percebeu entre pareceres da plateia, na abertura para o debate, que os jovens de hoje, adultos do amanhã devem estar constantemente em diálogo para compreender e encontrar respostas não somente para problemas internos aos seus países, mas em âmbito macro na perspectiva de todo o bloco. Tendo em vista que, ao afetar uma nação da União o efeito será de imediato em todas as nações com maior ou menor intensidade. E que há sim a imediata necessidade de se alertar para as políticas populistas que surgem dentro dos extremismos de esquerda e direita do bloco como também a preocupação com o mercado de trabalho desses jovens e o envelhecimento da população europeia.

Artur Sebben
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios