filmeu
Imagem notícias defeito 1

Quando Média e Criatividade se cruzam...

Ricardo Araújo Pereira, questões de género, criação de marcas, workshops: 4ª Semana de Comunicação.

18.04.16 - 00h00

A 4ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias voltou a juntar alunos, professores e especialistas, no que foram cinco dias de conferências e workshops animados, organizados pelo Departamento de Ciências da Comunicação da Lusófona. De 7 a 11 de março, proporcionou-se um maior contacto entre estudantes e profissionais da comunicação, explorando o tema "média e criatividade".

Não é surpresa para ninguém ver a imagem de uma mulher associada a um produto de limpeza, ou a de um homem a marcas desportivas. Apesar das alterações legislativas, sociais e culturais, a publicidade continua a ser discriminatória em função do género.

É contra o preconceito que lutam Teresa Moreira e Gisela Serafim, Diretora Geral e Chefe de Divisão de Publicidade da Direção-Geral do Consumidor, respetivamente. Os exemplos de campanhas publicitárias que mostraram na sessão de abertura da 4ª Semana de Comunicação refletem o que é considerado "norma": a mulher como símbolo sexual e o homem como aventureiro, empreendedor e autoritário.


Rádio Pública e Podcast

Será a rádio pública um espaço de inovação e criatividade? A questão ficou no ar no painel "Rádio Pública: antiga ou moderna?", moderado por Carlos Andrade, jornalista e professor da Universidade Lusófona, a 8 de março.

Para João Baltazar, Diretor de Informação das rádios do grupo RTP, os problemas atuais nascem do facto de se ter passado a contar "poucas histórias" e a dar "poucos factos" no meio rádio. Uma opinião que Carlos Magno, presidente do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, e o jornalista Adelino Gomes também sustentaram.

A este painel seguiu-se uma perspetiva diferente sobre o mesmo meio. Mário Borges presenteou uma plateia interessada e participativa com um workshop sobre "Podcast: O futuro da rádio". A vontade de inovar levou o licenciado em Comunicação e Jornalismo na Lusófona a criar "Palavras Cruzadas", um podcast que chegou ao top dos mais ouvidos no iTunes. Mário explicou como se cria um podcast e os segredos para o tornar um sucesso.


Gargalhadas com Ricardo Araújo Pereira

Ainda na terça-feira, o painel "A crónica como espaço de liberdade criativa" foi um dos mais animados da semana. Muito por culpa da presença do humorista Ricardo Araújo Pereira, que partilhou o debate com Dulce Garcia, sub-diretora da revista Sábado sobre "A crónica como espaço de liberdade criativa".

Ricardo Araújo Pereira alimenta na revista Visão a crónica semanal "Boca do Inferno" desde 2004, enquanto a jornalista Dulce Garcia assina "Lá por casa tudo bem" nas páginas da Sábado. Dois exemplos da amplitude criativa proporcionada por este género jornalístico próximo da literatura.

Por entre as gargalhadas e o humor que pontuaram o painel, Dulce Garcia considerou que nem sempre é fácil fazer compreender a ironia dos textos, enquanto Ricardo Araújo Pereira explicou que na sua crónica tem um contrato semanal a cumprir: fazer rir os leitores, independentemente do tema tratado.


Novas tecnologias e recrutamento digital

José Pedro Inácio, administrador da LOGO, lançou, a meio da Semana, a questão: "qual é a diferença entre estas duas imagens?". Ambas diziam respeito ao mesmo acontecimento, a eleição de um papa. Oito anos as separavam. Do lado esquerdo, via-se o anúncio da eleição do Papa Bento XVI, do lado direito, a do Papa Francisco. A diferença era o número de smartphones a fotografar o momento. Na primeira via-se um, na segunda eram incontáveis.

"Vivemos numa era digital", concluiu o diretor da empresa, à laia de introdução da conferência "As marcas, a comunicação e a criatividade". As empresas têm de saber adaptar-se às novas tecnologias, e para José Pedro Inácio, é esse o segredo do êxito da LOGO, uma seguradora que funciona exclusivamente online, o que lhe permite praticar preços mais competitivos que as tradicionais.

Também na quarta-feira, 9 de março, Andrea Rosa falou sobre "O recrutamento na era digital". A especialista em recursos humanos afirmou ser cada vez mais importante ter uma forte presença em redes profissionais como o LinkedIn. Para Andrea Rosa, o êxito de quem procura trabalho também passa pelo cuidado na gestão da pegada digital.


Edição Nº 2 do jornal do Departamento

Já no penúltimo dia da Semana foi lançado o segundo número do Medialogias, o jornal do Departamento de Ciências da Comunicação (DCC), desta vez redigido por alunos da licenciatura em Comunicação e Jornalismo e editado pela diretora do curso, Carla Rodrigues Cardoso.

No novo número do Medialogias, descobre-se Luís Cláudio Ribeiro, o diretor do Departamento, através de uma grande entrevista e de um perfil. Fica-se a par do que se faz e vai fazer no DCC e mergulha-se num dossier sobre média e criatividade. Ainda a 10 de março, durante a tarde, houve tempo para a segunda e novamente esgotada edição do workshop "Como fazer um vídeo", orientada por João Antero, professor da Lusófona.

Liderança política no feminino

Para encerrar a semana, a 11 de março, Carla Martins apresentou o livro Mulheres, Liderança Política e Media. A obra, que resulta da tese de doutoramento da professora da Lusófona, analisa a visibilidade mediática das mulheres que alcançaram poder político em Portugal, como Maria de Lurdes Pintassilgo e Manuela Ferreira Leite.

Inovadora foi também a cobertura diária e exaustiva de todas as iniciativas da 4ª Semana de Comunicação, Artes e Tecnologias feita pelos alunos do primeiro ano de Comunicação e Jornalismo que resultou em 24 publicações disponíveis no blog Jornalismo na Lusófona.

Carolina Pinto
Redação LOC

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios