filmeu
Imagem notícias defeito 1

Web documentário interactivo sobre a onda da Nazaré

Visita a página Cavalgar a Onda da Nazaré e vê o documentário

30.06.16 - 00h00

"Cavalgar a Onda da Nazaré" é um projeto-piloto de web documentário interativo sobre a Praia do Norte da Nazaré e os impactos económicos, sociais e ambientais da notoriedade global que atingiu na sequência da obtenção do record mundial da maior onda surfada, por Garrett McNamara a 1 de Novembro de 2011.

Este web documentário foi produzido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com coordenação de Manuel José Damásio, Célia Quico, Timóteo Rodrigues e Filipe Vale. O projeto foi desenvolvido de Novembro de 2015 a Junho de 2016, contando com a colaboração de docentes e alunos da Universidade Lusófona. O web documentário está disponível em Português e em Inglês. Ainda, o projeto é composto por uma versão linear em vídeo e por uma versão interativa multimédia.


Neste trabalho apresentam-se diferentes perspectivas sobre as mudanças em curso na Nazaré desde que a Praia do Norte foi palco da maior onda surfada, em finais de 2011. Entre os testemunhos prestados neste documentário contam-se os de Hugo Vau, surfista de ondas grandes, Jorge Aguiar, diretor de marketing da Mercedes-Benz Portugal, Gonçalo Calado, professor da Universidade Lusófona, Walter Chicharro, presidente da câmara da Nazaré e João Delgado, pescador, entre outros.

Este projeto-piloto de documentário web interativo é composto por 7 capítulos principais, sendo os dois primeiros capítulos de introdução e de contextualização ao tema. Nos capítulos seguintes apresentam-se as perspetivas de dois homens do mar sobre o fenómeno da ondas gigantes da Praia do Norte da Nazaré: um pescador e um surfista de ondas grandes. Seguem-se dois capítulos dedicados à discussão sobre os impactos da recente notoriedade da Praia do Norte, vistos por representantes de organizações ou individualidades externas, tais como grandes marcas e pequenos negócios que se associam à esta nova vaga de interesse na Nazaré, bem como biólogos e ambientalistas. Os impactos vistos por quem vive na Nazaré correspondem a outra parte deste trabalho, que conta com o testemunho do presidente da Câmara da Nazaré, diversos proprietários de negócios locais, e ainda, de um representante do grupo de trabalho responsável por trazer Garrett McNamara até à Nazaré para surfar as ondas gigantes da Praia do Norte.


Cavalgar a Onda da Nazaré contou com o apoio à produção da Cinemateca Portuguesa, Câmara Municipal da Nazaré e Casas do Quico, para além da colaboração de diversas individualidades, entidades e empresas locais e nacionais. Este web documentário foi produzido no contexto da participação da Universidade Lusófona/ CICANT no projeto internacional "ResponSEAble: Protecting the ocean: our collective responsibility, our common interest", financiado pelo programa-quadro de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Website: http://cavalgaraondanazare.ulusofona.pt

Contacto: Célia Quico | celia.quico@gmail.com | 96 9946643

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios