Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Semana das Ciências Farmacêuticas

Há 11 anos a inovar e a promover a saúde pública.

A Semana das Ciências Farmacêuticas, que decorreu no campus da Universidade Lusófona na semana de 31 de outubro, é uma atividade organizada pela Associação de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona (AECFUL).


Durante cinco dias são realizados diversos rastreios gratuitos num espaço próprio montado no campus da Universidade: Glicémia, Colesterol, Índice de Massa Corporal, Índice de Massa Gorda, Pressão Arterial, Pele e Visão são os rastreios disponíveis e que são feitos pelos alunos do 4º e 5º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF).

São também feitos aconselhamentos de Dermocosmética e Nutrição, realizadas por profissionais de saúde de entidades parceiras.


Os alunos de 1º, 2º e 3º ano também são chamados a participar no evento através da Comissão Organizadora dando assim apoio em questões logísticas.

Esta semana é um dos eventos anuais mais importantes da Universidade, e que vem todos os anos a crescer e a melhorar. "Este tipo de eventos é uma excelente oportunidade para os alunos fazerem rastreios a custo zero e para os alunos de Ciências Farmacêuticas terem contacto com o meio de trabalho" afirma Marta Catita, aluna do 1º ano de ciências farmacêuticas e ajudante no evento.

Ao longo dos últimos onze anos foram efetuados rastreios a cerca de 6.000 pessoas e em 2012 a Semana de Ciências Farmacêuticas da Universidade Lusófona recebeu o prémio de Melhor Atividade de Núcleos e Associações de Estudantes de Farmácia, no âmbito dos Prémios Farmacêuticos que decorreram em Coimbra dando reconhecimento à Universidade e ao curso de Ciências Farmacêuticas.


De acordo com a presidente da Associação de Estudantes das Ciências Farmacêuticas, Filipa Rocha, os rastreios feitos com mais frequência são a glicémia e o colesterol e com menos frequência são rastreadas a pele, a visão e o Índice de Massa Corporal e Índice de Massa Gorda (IMC/IMG).

Este evento envolve cerca de 700 pessoas, entre professores, alunos, funcionários, profissionais de saúde e o público exterior. Conta ainda com o apoio de várias empresas do setor farmacêutico que, colaborando com este evento, promovem a empresa e os seus produtos.

Beatriz Costa
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona