filmeu
Imagem notícias defeito 1

Universidade Aberta e Universidade Lusófona lançam pós-graduação em teologia

Formação pretende pôr fim à ausência de formação superior no campo da Teologia.

22.09.17 - 00h00



A Universidade Aberta (UAb) - única instituição pública de ensino superior a distância em Portugal - e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) assinaram um protocolo com vista ao estabelecimento de uma pós-graduação em Teologia ultrapassando assim, um atraso estrutural nacional, decorrente da visão laicista radical da sociedade.

A criação desta oferta educativa vem pôr fim à ausência de formação superior no campo da Teologia, fundamental para o progresso do pensamento contemporâneo e banida das universidades públicas, na sequência de alguns acontecimentos do século XX, como a revolução de 5 de outubro de 1910.

Assim, através da Cátedra Infante Dom Henrique de Estudos Insulares e da Globalização (CIDH) e da área da Ciência das Religiões, as duas instituições deram um passo importante para a promoção do debate teológico, no seio do universo académico.

Esta parceria, materializada pela criação da Pós-Graduação, assume-se como resultado do questionamento da atualidade, procurando simultaneamente responder aos desafios da globalização e analisar o papel que a Ciência das Religiões tem vindo a desenvolver há quase 20 anos. O curso divide-se em quatro variantes, a saber: o Cristianismo; as Culturas Orientais; o Islão; e o Judaísmo.

Paulo Dias, reitor da UAb afirma que "foram lançadas todas condições para a criação de um novo curso superior na área da Teologia. Pretendemos oferecer a melhor oferta educativa sem excluir nenhum campo científico, incluindo o da religião, que é parte integrante da cultura humana".

Para o professor Paulo Mendes Pinto, diretor da área de Ciência das Religiões da ULHT, "a Pós-Graduação representa um sinal de abertura e progresso da universidade pública portuguesa que se tornará assim disponível para promover o estudo de um dos fenómenos mais globais de sempre".

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios