filmeu
Imagem notícias defeito 1

Wikipédia: onde estão as mulheres?

A Lusófona reuniu mulheres que por um dia foram editoras da plataforma Wikipédia

13.08.15 - 00h00

No fim-de-semana em que se celebrou o dia internacional da mulher, a Universidade Lusófona recebeu o evento de Arte e Feminismo & WikiD - Edit a Thon que pretendeu juntar mulheres que por um dia foram editoras da plataforma Wikipédia.


A entrada era livre e as cadeiras não demoraram a ser ocupadas para assistirem a uma aula sobre a Wikipédia. Elas, todas mulheres, foram recebidas por Maile Colbert, uma das organizadoras que fez questão de sublinhar que "este dia é sobre todas nós".


Maile, professora e artista, veio dos Estados Unidos e trouxe o "Edit a Thon" que decorria, em simultâneo, em mais setenta e cinco locais e em três continentes diferentes. A necessidade de assinalar este dia pelo mundo fora é na opinião de Maile "importante" porque a sociedade em que vivemos "o sexo masculino ainda domina", disse.


O facto de existirem "mulheres na história" que fizeram "grandes contributos" fez com que a professora alertasse que o que fizessem naquele workshop "tem efeito imediato".


Marta Raquel Fonseca, produtora, defendeu que o "Edit a Thon" "é partilha de conhecimento" e que a Wikipédia demonstrou ter "uma falha brutal" no que toca a editoras, no feminino. Para Marta, utilizar o site de pesquisa é como "utilizar oxigénio" e que tem vindo a notar a "fraca qualidade dos artigos" em português.


O desejo de "querer mudar isto", disse, resultou na aula improvisada, um dia antes do dia da mulher, sobre como dar o melhor uso à Wikipédia, um sítio onde "o ego desaparece", afirma Marta, até porque "não interessa quem fez mas sim dar credibilidade" ao artigo.


Na página criada para o evento as mulheres foram descobrindo o mundo Wikipédia. Entre formatações, regras e testes, a teoria foi colocada em prática da parte da tarde onde foi possível contrariar o inquérito feito em 2011 pela Wikimedia Foundation que dizia que as mulheres representavam menos de 10% na edição de conteúdos.

Este acontecimento a nível mundial partiu do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque em cooperação com o ArchiteXX.


Patrícia Franco
Redação LOC

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios