filmeu
Imagem notícias defeito 1

X Congresso da Asociación Iberoamericana de Psicología Jurídica

Durante quatro dias os delegados de vários países assistiram a mais de 90 comunicações.

19.07.16 - 00h00

A Universidade Lusófona acolheu, de 1 a 4 de junho, o X Congresso da Asociación Iberoamericana de Psicología Jurídica (AIPJ) e II Congresso da PSIJUS, intitulado A Psicologia Jurídica/Forense nas Estações de Vida, coorganizado pela AIPJ e pela PSIJUS e financiado pela FCT. Trata-se da assembleia magna dos profissionais de Psicologia Forense da América Latina e da Península Ibérica, cabendo, desde 2010, a representação de Portugal à PSIJUS- Associação para a Intervenção Juspsicológica, fundada em 2001.

Durante quatro dias, os delegados de vários países agregados naquela instituição assistiram a mais de 90 comunicações sobre múltiplos temas da Psicologia Forense e da intervenção jus psicológica e psico inclusiva, originando debates onde a partilha de informação foi predominante, especialmente no que tange às boas práticas ético-deontológicas a implementar nesta área do saber psicológico.


Apesar de ser um Congresso restrito a profissionais, participaram cerca de 180 psicólogos, professores e investigadores com formação académica neste campo da Psicologia, além de estudantes de mestrado e doutoramento.

Foi apresentada a obra La Psicología Jurídica en Iberoamérica. Nuevos avances a la Psicología Jurídica 2 (Madrid: Ed. EOS), numa edição que teve como coordenadores Carlos Alberto Poiares, Javier Urra, José Antonio Echauri & Ana Martínez.

Na sessão de abertura, que contou com a presença do Conselheiro Armando Leandro, presidente da Comissão Nacional de Promoção de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens, do Dr. Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, da Dr.ª Elina Fraga, Bastonária da Ordem dos Advogados, da Prof.ª Doutora Conceição Soeiro, diretora da COFAC, enquanto entidade de acolhimento desta iniciativa, do Prof. Doutor Leonardo Cely, presidente cessante da AIPJ, do Prof. Doutor José António Echauri, secretário-geral da AIPJ, da Mestre Catarina Ferreira da Silva, presidente do NEP e associada da PSIJUS, e do presidente da PSIJUS e do Congresso e vice-reitor da Universidade Lusófona, Prof. Doutor Carlos Alberto Poiares, foram prestadas homenagens à Presidente de Honra dos Congressos da PSIJUS e sua Associada Honorária, Doutora Maria Barroso, e ao Associado Honorário Doutor António de Almeida Santos, ambos recentemente falecidos, momento extremamente emocionante em que intervieram as filhas dos homenageados, Dr.ª Isabel Soares e Deputada Maria Antónia Almeida Santos, respetivamente.


Ao longo desta intensa jornada de reflexão crítica e troca de experiências profissionais e de investigação, que ficou marcada pela apresentação de novos instrumentos psicológicos para utilização em temas e com populações forenses, houve ainda tempo para um amplo programa social, que integrou momentos de dança, com Ana Carolina Martins, psicóloga forense, e Jesuíno Simões; música, canto e poesia, com João Afonso, Rogério Cardoso Pires e Carlos Carranca; teatro, com a representação da peça Queria entregar-lhe os óculos, escrita e encenada pelo presidente da PSIJUS, cabendo a representação ao Grupo de Teatro do Centro de Artes & Psicologia, numa parceria entre Produções A Maçã, desta associação, e a empresa PSIAVA; e hip-hop, com o grupo We can dance.

Na sessão de encerramento participaram as Dr.ªs Luísa Malhó, diretora do Programa Escolhas, Maria de Lurdes Castanheira, presidente da Câmara Municipal de Góis, e as Mestres Susana Ramos, diretora do Departamento para os Direitos Sociais da CML, Sónia Reis e Maria Cunha Louro, estas docentes da ULHT e todas vice-presidentes da PSIJUS, a Prof.ª Doutora Isabel Salinas, do Chile, eleita presidente da AIPJ, o Prof. Doutor José Echauri, secretário-geral e o presidente cessante, Prof. Doutor Leonardo Cely, além do presidente do Congresso.

A AIPJ elegeu os seus órgãos de governo, tendo sido eleitos Maria Cunha Louro, para representante de Portugal naquela confederação, e Carlos Alberto Poiares para vice-presidente.


Procedeu-se ainda à entrega do prémio Juan Romero, destinado a galardoar uma carreira impoluta em Psicologia Jurídica/Forense ao Prof. Doutor Elias Escaff Silva, do Chile, tendo a AIPJ distinguido o seu Presidente cessante, Leonardo Cely, com o Diploma de Reconocimiento, também atribuído a Carlos Alberto Poiares, assim se manifestando o reconhecimento da instituição ibero-americana ao presidente do Congresso e a toda a equipa que o acompanhou nesta organização.

A PSIJUS também distinguiu algumas personalidades que, ao longo do tempo e em diversas funções, têm contribuído para o desenvolvimento da Psicologia Forense: D. Ermelinda Brito, antiga presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão e São Lourenço; Dr.ª Fátima Campos, antiga presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão; Mestre Graça Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara; Doutor Miguel Coelho, Deputado e presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior; Mestre André Caldas, presidente da Junta de Freguesia de Alvalade; Dr. Carlos Pinto de Abreu, advogado e presidente da sociedade de advogados homónima; Dr. Duarte Cordeiro, vice-presidente do município de Lisboa. Também foi agraciado o Prof. Doutor Fernando Branco, psicólogo e dourado em Estatística, pelos elevados contributos concedidos à PSIJUS e aos seus membros no campo da investigação, tendo recebido o grau de Associado Honorário, entregue durante o jantar de gala que teve lugar em 3 de junho.


Após o encerramento do Congresso, foi servido um almoço no campus da Universidade, decorrendo depois um circuito turístico por Lisboa, apenas possível pela disponibilidade da ULHT, tendo o Departamento de Turismo colaborado com o evento, através da aluna Beatriz Velez.

O XI Congresso da AIPJ foi convocado para Viña del Mar, no Chile, em 2018; a PSIJUS reunirá o seu III Congresso também nesse ano, em Lisboa.

Carlos Alberto Poiares

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/u.lusofona/photos/?tab=album&album_id=10154008482468557

Veja os vídeos do Congresso em: https://www.youtube.com/playlist?playnext=1&list=PLU65SY14A7f4fQLQdLrxVD4tfzanML2Ul

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios