filmeu
Imagem notícias defeito 1

XIX Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia

Ao longo de 5 dias o cinema, o audiovisual e a multimédia tomaram conta da Universidade Lusófona.

05.12.16 - 00h00

Numa iniciativa do Departamento de Cinema e Artes dos Media, pertencente à ECATI, uma vez mais a Semana Internacional do Audiovisual ficou marcada por conferências, workshops, visualizações de filmes e uma grande adesão por parte dos alunos.

Cada vez mais presente

Cada vez mais a indústria se preocupa com a interatividade, e neste campo, a Realidade Aumentada tem vindo a crescer. A própria Universidade Lusófona investiu este ano em equipamento de realidade virtual, incluindo uma câmara da Samsung que permite ligar a Smartphones da mesma marca.

Dessa forma, decorreu um workshop de realidade aumentada 360º para fornecer conhecimentos técnicos e teóricos sobre as diferentes ferramentas e software utilizados, usando as novas câmaras Samsung Gear 360.


Um trabalho em equipa

No workshop "Carros de exteriores" foi dada aos alunos da licenciatura de Cinema, Vídeo e Multimédia a oportunidade de compreenderem e realizarem uma gravação live on tape em multicâmara a partir de uma régie móvel.

Este ano escolheu-se fazer a cobertura de um míni torneio de ténis de mesa, onde os alunos tiveram de constituir e coordenar uma equipa de forma a que nada falhe na altura do direto, tendo de lidar com todas as preocupações que este envolve.

"A equipa tem de estar toda coordenada, senão até a mínima coisa corre mal. Este tipo de workshops dá-nos mais uma visão do que é este mundo" explica Mafalda Sousa , aluna de segundo ano da Licenciatura de Cinema,Video e Multimédia.


"Não se deixem influenciar"

Já no último dia, após vários convidados ao longo da semana, Yuri Alves, realizador brasileiro, deu uma masterclass de Realização.

Após visualização de duas das suas curtas - "Broken Clouds" e "Exit Road" - partiu-se para a explicação dos conceitos, da preparação, do método de trabalho , das mensagens e simbolismos. "A masterclass com o Yuri Alves foi realmente inspiradora no que toca a criar significado numa imagem" conta Iris Mota, aluna do segundo ano da Licenciatura de Cinema, Video e Multimédia.

"Se querem contar uma história, não se deixem influenciar pelas outras pessoas" foi um dos conselhos deixados pelo Realizador.

Esta 19º edição representou mais uma semana de sucesso, agora só resta esperar pela festa que se fará na comemoração da 20º edição.

Rogério Silva
Comunicação Institucional
Notícias Lusófona

Veja as fotografias no nosso Facebook: XIX Semana Internacional do Audiovisual e Multimédia

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios