Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Pós-Graduação em Marketing e Competitividade no Turismo

Escola de Ciências Económicas e das Organizações

Apresentação do Curso

No âmbito do protocolo realizado entre a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) e o Instituto Superior Novas Profissões (INP), que visa, através do estabelecimento de formas eficazes de colaboração, um reforço das capacidades dos dois estabelecimentos de ensino no sentido de contribuir para a valorização de projetos de formação técnica e científica em áreas de interesse comum.
No cumprimento desta estreita colaboração, é apresentado o curso de Marketing e Competitividade no Turismo, que se prevê numa colaboração mútua tão abrangente quanto possível, englobando o intercâmbio de sinergias, competências, recursos humanos e logística.
O turismo é uma das mais importantes e dinâmicas actividades mundiais e aquela que se afirma como a mais consistente em termos de crescimento. Nos últimos 50 anos foi a que mais cresceu e a que melhor resistiu às crises. Representa actualmente 8% do emprego em Portugal e 10,5 % do PIB nacional, segundo os últimos dados estatísticos.
O crescimento previsto, contudo, vai-se tornando mais complexo e mais exigente em conhecimentos e aptidões não só pelas mudanças dos comportamentos dos turistas mas também pela crescente utilização das tecnologias de informação e comunicação, pela diversidade de empresas e produtos que cria e pelo aumento da competitividade. O objecto deste curso é justamente fornecer uma preparação adequada aos seus participantes por forma a desempenharem cabalmente as suas funções. A experiência adquirida a longo dos anos no domínio da formação e a disponibilidade de um corpo docente altamente capacitado e experiente, composto por profissionais e docentes desta área específica do turismo, são garantias de sucesso.
O curso é constituído por sete disciplinas, algumas das quais comuns ao Mestrado em Turismo, e por dois seminários sobre questões da maior relevância para uma boa preparação dos estudantes.

| ECTS

|21 ECTS

Direção do Curso

Profª Doutora Mafalda Patuleia

Secretariado

Sónia Ferreira

Condições de Ingresso

- Licenciados com grau obtido num curso adequado;
- Profissionais com um mínimo de experiência de 5 anos na área do turismo;
- Outros profissionais que demonstrem possuir condições para frequentar o curso de pós-graduação, avaliados pela coordenação do curso;
- Docentes de escolas profissionais de turismo;
- Outras situações casuisticamente avaliadas de acordo com a lei e os regulamentos da Universidade Lusófona em vigor.
NOTA: As Candidaturas deverão ser realizadas na ULHT (via online) http://www.ulusofona.pt/pos-graduacoes

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 21 ECTS

Objetivos

Constituem objetivos específicos desta pós-graduação:
- Proporcionar aos estudantes uma formação de carácter académico na área do marketing turístico;
- Garantir-lhes o conhecimento dos princípios a que obedece o desenvolvimento dos destinos turísticos e, ao mesmo tempo, fornecer-lhes as ferramentas para torna-los competitivos tanto no mercado nacional como no mercado internacional;
- Fornecer-lhes o conhecimento da atividade turística por forma a compreenderem o seu âmbito e as suas relações;
- Garantir-lhes uma preparação prática no domínio da utilização das TIC com vista a melhorar, enriquecer e diversificar as ações do marketing em que se encontrem envolvidos.

Destinatários

- Técnicos e profissionais da área do turismo;
- Funcionários públicos que visem uma especialização na área da promoção e do marketing;
- Técnicos que exerçam uma profissão liberal de consultoria e queiram dedicar-se ao turismo;
- Licenciados em qualquer área que pretendam dedicar-se a uma profissão turística no domínio da pós-graduação;
- Empresários do turismo;
- Académicos e investigadores.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

- Conhecer, analisar e interpretar o fenómeno turístico nas suas principais dimensões: económica, cultural, ambiental e política;
- Adquirir a capacidade para utilizar o marketing como um dos principais instrumentos de melhoria da competitividade do turismo e das empresas;
- Ter a capacidade de utilizar as TIC para uma melhor comunicação com o exterior e no interior da empresa e ser capaz de delas tirar o melhor proveito para o crescimento dos negócios;
- Dominar os conceitos dos mercados e ter a capacidade de neles intervir de acordo com o conhecimento dos consumidores.

Estudos Futuros

A conclusão desta pós-graduação permite obter um certo número de créditos utilizáveis no prosseguimento de estudos, nomeadamente para obter o grau de Mestre.

Observações

Data prevista de início: 6 de fevereiro de 2017

Ligações

Horas de Contacto

148

Plano de Estudos

Valores

Valor de Candidatura 25 €
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Incrição175 €
Propina Mensal 160 €
Número de prestações mensais 6
Propina Total 960 €