filmeu
Imagem notícias defeito 1

Aluno de Pós-graduação de Som com peça na Sociedade Nacional de Belas Artes

Ivo Louro, aluno da U.Lusófona, vê a sua peça sónica exposta na Sociedade Nacional de Belas Artes

13.07.18 - 00h00


Está em exposição na Sociedade Nacional de Belas Artes uma peça sónica de Ivo Louro, estudante da Pós-graduação em Produção e Tecnologias do Som.

Título: Atmosmancy

Em Atmosmancy, explora-se a prática de Sonificação, que consiste criação de composições sonoras a partir de informação ou dados empíricos e na identificação de padrões ou eventos aí presentes. Dados de monitorização e modelação ambiental são utilizados para criar ou manipular eventos sonoros, que por sua vez são territorializados numa sala com recurso a 10 altifalantes. Cada par de altifalantes representa a correspondência geográfica dos dados a uma região climática de Portugal ou uma estação de monitorização de qualidade do ar da Área Metropolitana de Lisboa. Dentro do espaço expositivo, os pares de altifalantes são colocados segundo a posição relativa da região/estação de monitorização no território Português. Os visitantes movem-se pelo espaço, ficando assim imersos na evolução dos dados e percepcionando as variações entre diferentes tempos e lugares. São utilizados dois conjuntos de dados. O primeiro diz respeito a dados climáticos monitorizados e projectados para o período 1971-2100 e extraídos do website Portal do Clima. O segundo conjunto consiste em dados de concentrações diárias dos principais poluentes do ar para 2016, o ano mais recente em registo.

Com este trabalho pretende-se reflectir sobre o potencial estético e analítico da sonificação como método interdisciplinar ora para nos relacionarmos, conhecermos e interpretarmos dados científicos, ora como técnica de composição sonora. Simultaneamente e pensando no evento Antropocénico como um fenómeno sensível, procura-se veicular representações numéricas de condições ambientais actuais e futuras como experiências tangíveis.

Partilhar

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios