filmeu
Imagem notícias defeito 1

Professor Jorge Mangorrinha lança livro sobre as Caldas da Rainha

"Caldas da Rainha: o mais antigo hospital termal do Mundo"

27.11.17 - 00h00


O professor de Turismo da Universidade Lusófona, Jorge Mangorrinha lançou no Centro Cultural e de Congressos, nas Caldas da Rainha, no passado dia 25 de novembro o seu novo livro "Caldas da Rainha: o mais antigo hospital termal do Mundo". Este é o segundo título da Coleção "Regresso às Termas", que se iniciou, em maio passado, com "Cidade da Água: Hospital Termal das Caldas da Rainha, 1989" (Clara Azevedo e Jorge Mangorrinha).

O livro, patrocinado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, conta com duas edições, uma em português e outra em inglês. Pretende-se, deste modo, atingir mais público e proporcionar a divulgação internacional. Este novo trabalho é uma síntese do pensamento do autor sobre a evolução histórica das Caldas da Rainha, na perspetiva do termalismo e do contexto evolutivo internacional. É ilustrado com uma seleção de imagens, tendo como critério a diversidade tipológica, que faz dele um contributo essencialmente iconográfico.

Jorge Mangorrinha considera que "o livro pode despertar as consciências sobre o papel importante das Caldas da Rainha na história do termalismo e a relevância das memórias físicas e imateriais que, através dos tempos, se desenvolveram nesta estância termal, e algumas já se perderam, tanto no Hospital Termal, como no seu entorno físico, aspetos retidos nas imagens deste livro. Hoje vive-se na expetativa de um novo rumo, mas espera-se que saibamos preparar o futuro, dignificando a história, o património e a cultura termal, e reposicionando a cidade, em termos nacionais e internacionais, cuja marca de mais antigo hospital termal do mundo deve ser potenciada".

A editora Caleidoscópio pretende dar continuidade aos dois primeiros livros da coleção, junto de outras estâncias e regiões termais, destacando o papel iniciático das Caldas da Rainha, como lugar a partir do qual também se desenvolve esta sequência editorial.

O evento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Tinta Ferreira.
Para além da apresentação do livro, o autor fará uma palestra intitulada "Para que servem os livros sobre as Caldas da Rainha?".

Sobre o autor: nasceu nas Caldas da Rainha e exerce profissionalmente em Lisboa, como professor universitário e técnico superior da Câmara Municipal de Lisboa. Tem uma formação abrangente, em Arquitetura, História, Urbanismo e Turismo, desde a Licenciatura ao Pós-Doutoramento, percurso pelo qual o termalismo tem sido recorrente, mas também nalguns cargos que exerceu, como Vereador nas Caldas da Rainha e Coordenador Científico do Rastreio e Levantamento dos Conjuntos Termais Portugueses, bem como na obtenção do Prémio José Figueiredo 2010.

Partilhar

Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios