Os Apoios Sociais Especiais são concedidos através de bolsas de estudo da DGES que incluem bolsas para estudantes com necessidades educativas especiais. Bolsas Cofac para auxílio de emergência para refugiados.
Bolsas de Estudo da Direção-Geral do Ensino Superior - DGES
Estão abertos os prazos para candidaturas a Bolsas de Estudo da DGES para 2023/24. Consulte a informação aqui. As candidaturas decorrem entre 25 de junho e 30 de setembro de 2023.
- Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
- Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade que o faculta, no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional;
A Universidade Lusófona, proporciona aos seus alunos a possibilidade de se candidatarem às bolsas de estudo da Direção-Geral do Ensino Superior (Ministério da Educação e Ciência).
Estas bolsas de estudo destinam-se a alunos economicamente carenciados, pelo que é feita uma análise da situação económica do agregado familiar do aluno, no âmbito do Despacho que regulamenta o processo de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.
Bolsa de Estudo é uma prestação pecuniária anual para comparticipação nos encargos com a frequência de um curso ou com a realização de um estágio profissional de caráter obrigatório, atribuída pela DGES, sempre que o estudante não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.
Para saber todas as informações relativas a estas bolsas consulte o website da DGES.
Como concorrer
Antes de iniciares a candidatura, lê com atenção:
- Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
- As instruções/informações de preenchimento, disponíveis no Guia Prático de Candidatura a Bolsa de Estudo
- E nas Perguntas Frequentes
A candidatura a Bolsas de Estudo é efetuada online, através da Plataforma BeOn. Para concorreres a uma bolsa de estudo, terás que ter as credenciais de acesso (nome de utilizador e password)., que são facultadas pelo Serviço de Ação Social Escolar, através de:
- Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa - siga@ulusofona.pt
- Universidade Lusófona - Centro Universitário Porto - alexandra.pinto@ulp.pt
Candidatura a Bolsas de Estudo para Frequência do Ensino Superior de Estudantes com Necessidades Educativas Especiais Igual ou Superior a 60% | DGES
Nesse sentido, os estudantes com incapacidade igual ou superior a 60% podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga. Para o pedido de obtenção da bolsa os estudantes devem:
- Estar matriculados e inscritos numa instituição de ensino superior;
- Comprovar o grau de incapacidade através de um atestado médico de incapacidade multiuso;
- Ter a situação tributária e contributiva regularizada.:
Para mais informações, consulte a informação disponível aqui ou SASE, através de:
- Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa - siga@ulusofona.pt
- Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto - alexandra.pinto@ulp.pt
Apoios extraordinários no Ensino Superior/ alunos bolseiros da Direção-geral do Ensino Superior (DGES)
No âmbito das medidas de apoio social do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que estabelece um conjunto de medidas adequadas para o período subsequente ao estado de emergência e à situação de calamidade, por força da pandemia COVID-19, cumpre informar os nossos estudantes bolseiros dos apoios extraordinários no ensino superior (artigo 6º): Consulte o Decreto-Lei
Bolsas Especiais e Auxílio de Emergência para Refugiados
Bolsas de Estudo para Estudantes e Professores Ucranianos
Bolsas e outros apoios a refugiados ucranianos que pretendam trabalhar e estudar em Portugal.
Perante os trágicos acontecimentos que assolaram a Ucrânia e a Federação Russa, a
Universidade Lusófona manifesta a sua solidariedade para com as vítimas, esperando que em breve os caminhos do diálogo e da diplomacia possam ser retomados, rumo à resolução pacífica do conflito, segundo os sucessivos apelos de vários organismos europeus e internacionais, com destaque para as Nações Unidas, e especialmente do seu Secretário-Geral, António Guterres.
Assumindo a sua responsabilidade social, a Reitoria e a Administração da Universidade Lusófona propõem acolher estudantes e docentes ucranianos, refugiados desta guerra, que pretendam trabalhar e continuar os seus estudos em Portugal, através de um programa de bolsas e outros apoios, contribuindo, desta forma, para que possam viver em Paz, segundo os valores da Liberdade e da Democracia.
Para dúvidas sobre este assunto, entre em contacto:
- Universidade Lusófona- Centro Universitário Lisboa
- Universidade Lusófona – Centro Universitário Porto