Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Arte, Espírito e o Nó do Tempo Presente

Pode a Arte, enquanto meio de conhecimento e transformação, atender de forma decisiva às questões do homem contemporâneo?

Conferência

Data

21 Março 2018

Orador

Davide Trasparente

Resumo

Pode a Arte, enquanto meio de conhecimento e transformação, atender de forma decisiva às questões do homem contemporâneo? Pode, por exemplo, contrabalançar de modo eficaz a hodierna supremacia da técnica ou a hipertrofia do pensamento “intelectualizante”? Propõe-se aqui um repensar da prática artística, das suas finalidades e das suas possibilidades espirituais, tendo como pano de fundo deste discurso uma leitura teleológica da história.
*A comunicação será proferida em italiano, com tradução simultânea para português por Fabrizio Boscaglia.

Nota biográfica

Davide Trasparente é desenhador, pintor e gráfico, fundador em Itália da Escola de Arte Espiritualidade OroCobalto. Expôs as suas obras em instituições como, por exemplo, o Castelo de Rivara e a Tesoriera de Turim. É autor de escritos e conferências apresentados em revistas (L’Ombra), livrarias, bibliotecas e eventos culturais (Rito Culturale) e filosóficos (Festa della Filosofia) na zona de Turim. Nos últimos vinte anos têm explorado, através da prática artística e espiritual, as tradições sapienciais e as suas relações com a Arte. É ativo na net pelo blogue Arte Tradizionale.