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A educação superior no Brasil

Um olhar, diferentes perspectivas na formação de professores


Discussão Pública - A educação superior no Brasil: um olhar, diferentes perspectivas na formação de professores

Resumo

Entre 2010 e 2013 participamos no Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior (RIAIPE3), desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a universidade. Após esse período, definimos, como objeto de investigação para 2014/2017 e 2017/2019, a formação de professores na universidade e, em particular, a valorização de professores através de estudos sobre carreira e remuneração, com financiamento público do OBEDUC/CAPES. O aprofundamento deste estudo ganha destaque com a investigação do pós-doutoramento, “A educação superior no Brasil: um olhar, diferentes perspectivas na Formação de Professores”, no Centro Interdisciplinar de Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (ULHT), que busca cotejar dados estatísticos sobre a formação de professores em pesquisas concluídas e que integramos entre 2016 e 2017, como a “Remuneração de Professores da Educação Básica Pública no contexto do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB) e Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN)”, financiada pelo Observatório da Educação - OBEDUC/CAPES (2013-2017). Os dados coletados mostraram o impacto nas políticas de remuneração docente: “Os ganhos reais nos últimos 11 anos demonstram que, em alguns estados do Brasil, uma política de progressiva valorização do magistério pode ser alcançada com investimento em carreira, salário e formação.” Partimos do exame de dados sobre os vencimentos, publicados em diários oficiais e nos sites de órgãos públicos e sindicais, organizados em séries históricas e apresentados em gráficos e tabelas. Constatamos uma significativa valorização dos vencimentos. Contudo, tal movimento foi acompanhado de alterações nas duas carreiras do magistério, com a (des)configuração e o achatamento na carreira, o que põe em questão a efetiva valorização do magistério. Assim, tomando o resultado desta pesquisa fica evidente a necessidade de ampliação de estudos que respondam a questões como: no Brasil os professores das escolas públicas chegaram ao topo da carreira devido à política de formação docente obtida em cursos de graduação e de pós-graduação? Onde se realizaram esses cursos (Universidade, outras IES)? Em que modalidade (presencial, a distância)? Quais as orientações curriculares e normas legais seguidas pelos cursos de formação? É nessa perspectiva que os estudos teóricos em nível de pós-doutorado em um centro de investigação do porte do CeiED/ULHT reveste-se de importância pela oportunidade de aprofundamento nas questões teórico-metodológicas da investigação. 

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Data e Hora

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quarta-feira, maio 2, 2018 00:00
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