filmeu
Imagem notícias defeito 1

Objectos Catalisadores No Cinema De Pedro Costa

IX Ciclo de Conferências Internacionais ECATI/MCB


Resumo

O ponto de partida desta conferência é o filme Sacavém, de  (2019). Sacavém é um filme sobre 5 cinco outros filmes do cineasta Pedro Costa: Casa da Lava, Ossos, No Quarto de da Vanda, Juventude em Marcha e Cavalo Dinheiro. Não é um documentário sobre Pedro Costa nem uma apresentação da sua filmografia. É uma viagem ao cinema de Pedro Costa, à sua estrutura, ao modo como é concebido e sentido, como é construído, para usar uma palavra que o realizador gosta de usar para se referir ao seu trabalho no cinema.

Sacavém resulta de conversas longas entre mim e o Pedro Costa, bem como de imagens e sons daqueles cinco filmes. Todo o material foi sujeito a uma seleção, e este corpus por seu turno, foi reinterpretado, re-filmado, re-tratado, de tal modo, que se constitui como uma espécie de prolongamento ou alargamento das obras mencionadas.

Sacavém constitui-se, assim, como um trabalho de anatomia desse corpo fílmico, sujeito a uma operação de dissecação que comporta, por exemplo, novos deslocamentos entre imagens e sons,  - sem que nunca, contudo, abandonem a sua matriz. Neste sentido, Sacavém é uma viagem ao cinema de Pedro Costa, que se autodefine como "«um realizador que não imagina".

Este é um itinerário cuja unidade é marcada por uma sonoridade cabo-verdiana, captada por Pedro Costa e o seu amigo Olivier Varenne naquele país africano, bem como por excertos da banda sonora dos cinco filmes mencionados, presentes logo no início de Sacavém. Aqui, também podem ouvir-se referências a Sacavém, terra sobre a qual alguém diz: "Eu quero morrer em Sacavém.".

Para lá deste "cimento" aglutinador que é banda sonora, a sua unidade é também construída a partir da voz off de Pedro Costa, que vai pontuando Sacavém durante o seu desenrolar. Um terceiro elemento agregador que constrói este filme é um conjunto forte de objetos que marcam as cinco obras: um caderno, Cartas, uma câmara digital, uma cópia de 35 mm e um elevador.

O "peso" destes objetos está bem patente em Sacavém. Trata-se de um caderno de colagens de imagens e textos que substitui o guião e que institui a vizinhança e a montagem como processo criativo. Igualmente, dá-se a descoberta de um digital recente em Portugal através das handycams, câmaras de cassetes MiniDV, muito pequenas, que, embora com um digital muito rudimentar, constituíram a resposta de que Pedro Costa necessitava em relação à crise do cinema que o assaltou na segunda metade da década de '90 e que o leva agora a dizer: (os Os filmes que é preciso fazer) são lentos, são longos. Dão muito trabalho, precisam de muita energia para serem consequentes, para serem ricos, interessantes e bem feitos. Mas há outros que é preciso matar à nascença. Além disto, existe uma sequência já amplamente identificada pelos cinéfilos como "monstruosa" ou "incrível": a sequência do elevador em Cavalo Dinheiro. Todos estes elementos foram selecionados e são revisitados em Sacavém.

Orador

Júlio Alves (Lisboa, 1971)

Desde muito novo começou a trabalhar em cinema. Foi assistente de produção ou de realização em diversas produções cinematográficas de países como Portugal, França e Espanha. Destaca-se "Afirma Pereira" de Roberto Faenza com Marcello Mastroianni.

A sua filmografia conta com 13 títulos de géneros e durações diferentes. Todos os seus filmes foram exibidos em festivais nacionais e internacionais. Realizou filmes publicitários para as principais marcas nacionais e internacionais em diferentes mercados europeus. Atualmente encontra-se a finalizar o doutoramento em Ciências da Comunicação, da Universidade Lusófona de Lisboa com a tese "Cinema e Objetos" Da tese fazem parte três filmes: Objetos Entre Nós, Casa Encantada e Sacavém.

Filmografia
ARTE DE MORRER LONGE (2020) em pós-produção
SACAVÉM (2019)
OBJECTOS ENTRE NÓS (2018)
CASA ENCANTADA (2018)
CASA MANUEL VIEIRA (2013)
O REGRESSO (2012)
A CASA (2012)
42,195 Km (2010)
O JOGO (2010)
OSSUDO (2007)
ALFERES (2000)
O DESPERTADOR (1996)
A FACHADA (1995)

 

Partilhar

Data e Hora

Início
quarta-feira, maio 29, 2019 00:00
Fim

Áreas

Cinema e Artes dos Media
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios