Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Animação 3D

Universidade Lusófona

Animação 3D

Apresentação

Na unidade curricular os estudantes devem adquirir os conceitos para produzir animações tridimensionais, Riggs e personagens 3D.

Disciplina do Curso

Animação Digital

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULHT613-15785

Disciplinas complementares recomendadas

Modelação 3D

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Os Fundamentos básicos da Animação clássica no 3D
    • A criação para diferentes plataformas de publicação
    • Conceitos para a conceção de personagens 3D
    • Interação da animação em videojogos e cinema
  2. Utilização de Técnicas de Desenvolvimento 3D
    • Introdução e demonstração de técnicas para diferentes plataformas
    • Modo de preparação das diferentes técnicas 3D (polígonos, nurbs, splines e subdivision surfaces)
    • Desenvolvimento de desenho conceptual de personagens
    • Criação de um protótipo
  3. Criação de personagem para Jogos de Vídeo ou Cinema
    • Desenvolvimento de personalidade, controladores de esqueleto e ambiente envolvente
    • Produção de geometria e maps com hierarquias definidas
    • Importação, exportação e edição das personagens para jogos ou cinema

Objetivos

Apresentar os princípios gerais de animação 3D, Riggs e personagem 3D.
Fornecer aptidões na utilização de Bipeds e Skeletons e na utilização de controladores de animação.
Definir boas práticas na criação de skins para animação e na criação hierarquia de Riggs.
Apresentar os princípios gerais de uma personagem 3D.
Fornecer aptidões na utilização de diferentes técnicas de criação 3D.
Definir boas práticas na criação de conteúdos 3D.
Desenvolvimento de personagem 3D para jogo ou Cinema.

Metodologias de ensino e avaliação

As aulas decorrerão numa sala preparada com software e equipamento informático. Serão lecionadas num contexto baseado em projetos práticos, com demonstrações constantes.
A avaliação é contínua e consiste na resolução de exercícios propostos ao longo das aulas. A nota final resulta da avaliação de média final ponderada com um peso total de dez valores.
No final da unidade curricular os estudantes realizarão um teste final prático com um peso de oito valores. Os restantes dois valores destinam-se à avaliação da participação dos estudantes em sala de
aula.
Os estudantes que não tenham sucesso poderão realizar os exames nas épocas de avaliação definidas pela instituição.

Bibliografia principal

  • BARATA, João e SANTOS, João. 3DS MAX - CURSO COMPLETO. FCA. 2013
  • Williams, Richard. The Animators Survival Kit. Faber & Faber. 2001
  • PARDAL, Vítor Simões. Animação 3D: introdução. Chambel Press. 2012
  • AHEARN, Luke. 3D Game Textures: Create Professional Game Art Using Photoshop

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

 

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.