Comunicação Visual e Audio
Apresentação
A Unidade Curricular Comunicação Visual centrar-se-á no trabalho de diálogo entre som e imagem, explorando-os fora dos cânones comuns. O semestre incluirá dois exercícios distintos, para os quais a moldura teórica será discutida através de trabalho preparatório para explorar conceitos e formas de expressão, que deverão resultar em pequenos exercícios (entre alguns segundos e aproximadamente um minuto). Este tempo de preparação será também aproveitado para explorar os limites da animação e do som, dando relevo a essa exploração enquanto objectivo principal das experimentações audiovisuais dos estudantes
Os estudantes são desafiados a questionar o trabalho sonoro e visual no que tem de mais fundamental enquanto:
Disciplina do Curso
Animação Digital
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Código
ULHT613-17027
Disciplinas complementares recomendadas
Anteriores: Animação I e II; Cultura Visual; Narrativas Sonoras; Atelier de Sonoplastia Simultâneas: Edição e Pós-produção
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Relação imagem-som, procurando um trabalho profundo de questionamento e experimentação a partir desse lugar, de acordo com os seguintes focos:
Objetivos
A partir de métodos diferenciados, experimentar dois formas de trabalhar a relação entre som e imagem em exercícios de animação e permitir aos estudantes perceberem a relação íntima que têm, inter-influenciando-se. Prática exploratória e experimental de animação com recurso exclusivo a técnicas artesanais, em modo de captura imagem por imagem, e terá foco na sincronicidade, no contra-ponto e na harmonia com o som, bem como na adequação de ritmos e tipos de movimento à expressão de diferentes estados emocionais/sensações. No âmbito do som, os estudantes irão desenvolver paisagens sonoras que explorem simultaneamente o potencial do som como condutor da narrativa, da emoção e da experiência. Compreensão do potencial poético e plástico de imagem animada e som. Assimilação das características (narrativas, expressivas) particulares de som e imagem concretos e abstractos.
Metodologias de ensino e avaliação
Exercícios práticos de exploração de movimento e som. 1º exercício: 2º exercício: Som: RETÓRICA ENTRE SOM E IMAGEM: Os estudantes examinam diferentes aspectos de figuras retóricas entre som e imagem. Constroem uma banda sonora baseada num plano antes de avançarem para o storyboard. Exercício 1 - 20% som, 20% animação 20% conjunto, baseado na relação som-imagem
Som: CONSTRUÇÃO ABSTRACTA DE PAISAGEM SONORA: Após explorarem a história das essências, os estudantes desenvolvem uma paisagem sonora destinada a capturar essências abstratas em torno de um tema.
Imagem: SINCRONICIDADE HARMÓNICA; CONTRASTE SEMÂNTICO:A partir das paisagens sonoras construídas pelos estudantes, estes realizam animações abstratas síncronas com o som, mas contrastantes com o tema sonoro (cor, forma, textura em contraponto)
Imagem: A partir dessa banda sonora, os estudantes criam uma "história" abstrata, em harmonia semântica, mas contraponto rítmico.
Exercício 2 - 20% som, 20% animação
Bibliografia principal
Williams, R. The Animator¿s Survival Kit. (2002). London: Faber and Faber. ISBN 9780571212682 Xavier, J-M. A Poética do Movimento. (2007). Lisboa: Edições da Monstra. ISBN 9789892006604 Chion, M., & Brewster, B. (1991, Autumn). Quiet Revolution... And Rigid Stagnation. Rendering the Real, 58, 72. Sonnenschein, D. (2001). Sound Design : The Expressive Power of Music, Voice and Sound Effects in Cinema. Seattle: Michael Wiese Productions. ISBN 978-0941188265 Weis, E., & Belton, J. (Eds.). (1985). Film Sound: Theory and Practice. New York, NY: Columbia University Press. ISBN 978-0231056373
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala David Novack 5feira 13h-15h G.1.13 Sandra Ramos