História do Cinema de Animação
Apresentação
Esta uc introduz o aluno à história do cinema de animação desde as primeiras imagens que aludem ao movimento até à situação actual, destancando as propostas criativas mais originais. Esta uc procura fornecer ao aluno o contexto histórico da área em que se vão iniciar.
Disciplina do Curso
Animação Digital
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT613-17026
Disciplinas complementares recomendadas
não aplicável
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A pré-história do cinema 8. A animação limitada da UPA e da Escola de Zagreb 13. Os principais autores do cinema de animação contemporâneo
2. Os primórdios da animação.
3. A formação da indústria nos Estados Unidos
4. Os estúdios da Disney e a "ilusão da vida"
5. Os estúdios americanos alternativos ao modelo da Disney
6. A animação independente
7. Norman MacLaren e o National Film Board of Canada
9. A animação na Europa de Leste durante a Guerra Fria
9.1 União Soviética, Checoslováquia, Polónia...
10. A animação digital e a indústria americana
11. A anime japonesa
12. O cinema de animação em Portugal
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é dotar o aluno de conhecimentos sobre história, estética e teoria do cinema de animação, de modo a poder desenvolver um trabalho criativo. Pretende-se também dotar o aluno de uma cultura visual diversificada de modo a enriquecer o seu imaginário. E, finalmente, passar a mensagem que, na maior parte dos casos, as ideias são mais enriquecedoras do que as técnicas para a construção de um filme. O aluno adquire conhecimentos gerais sobre história e teoria do cinema de animação, aprende a identificar estilos, técnicas e autores do cinema de animação, e adquire capacidade de analisar filmes.
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia é expositiva e participativa. Há um tema exposto, ilustrado com filmes ou excertos e analisados e comentados em aula.
Esta unidade curricular é teórica-prática e tem dois momentos de avaliação: dois testes escritos sobre o programa leccionado a realizar a meio do semestre e na última aula, valendo cada um 50% da avaliação final.
A nota de aprovação é igual ou superior a 10. No caso de haver alunos com nota negativa ou reprovados por faltas em final de frequência há um exame escrito de segunda época.
Haverá marcação de presenças em todas as aulas. Os alunos têm de assistir a pelo menos 75% das aulas, excepto os que têm estatuto de trabalhador-estudante (25%).
Bibliografia principal
BENDAZZI, Giannalberto (2015). Animation: A World History. London: CRC Press CHOLODENKO, Alan (ed.) (1991). The Illusion of Life: Essays on Animation. Sydney: Power Publications CRAFTON, Donald (1984). Before Mickey: The Animated Film 1889-1928. Cambridge/MA: MIT Press FURNISS, Maureen (2016). Animation: The Global History. London: Thames and Hudson LENT, John A. (ed.) (2000). Animation in Asia and the Pacific. London: John Libbey PAUL, David W. (ed.) (1983). Politics, Art and Commitment in the East European Cinema. London: Macmillan
BUCHAN, Suzanne (ed.) (2006). Animated Worlds. London: John Libbey Publishing
DENIS, Sébastien (2010). O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto&Grafia
DOBSON, Terence (2006). The Film Work of Norman McLaren. London: John Libbey
PILLING, Jayne (ed.) (1997). A Reader in Animation Studies. London: John Libbey
RUSSETT, Robert (2008). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. London: John Libbey
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala