Linguagem Narrativa em Cinema e Animação
Apresentação
Nesta cadeira os alunos visionão filmes e e fazem a sua análise e critica, segundo principios teóricas de edição, composição e ritmo. Os alunos adquirem a capacidade de pensamento critico face a conteúdos visuais narrativos. Em paralelo os alunos aplicam estes conhecimento na construção prática de storyboard e animatique, para a produção de pequenas curtas de animação de tecnica mista, onde prevalece o interesse na condução da narrativa audio visual, em termo de enquadramento e ritmos, essenciais à construção de um filme.
Disciplina do Curso
Animação Digital
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 4
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT613-17031
Disciplinas complementares recomendadas
n/a
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Introdução às bases da linguagem cinematográfica aplicada ao cinema e ao cinema de animação. A construção da imagem. O enquadramento, o espaço diegético e não-diegético. O plano e a sequência. Noções básicas de continuidade e montagem. A construção de ponto de vista. Noções básicas de construção narrativa. A narrativa linear e a narrativa não linear. A linguagem do cinema enquanto modelo de representação da realidade. Transparência e estética. Uso do storyboard e do animatic como elementos essenciais para a planificação em cinema de animação. Introdução às etapas de pré-produção de uma curta-metragem de animação; A importância da planificação e da subdivisão de tarefas. Desenhos-chave e intervalos.
Objetivos
Desenvolver conhecimentos sobre linguagem cinematográfica e sua aplicação ao cinema de animação. Desenvolver conhecimentos básicos sobre a produção de curta-metragem a partir de storyboard e animatic. No final do semestre o aluno deve ser capaz de: - saber analisar as componentes essenciais de uma curta metragem (seja de imagem real ou de animação); - saber emitir uma opinião informada sobre a construção cinematográfica de um filme, olhando para as suas componentes técnicas e conceptuais; - saber definir estratégias para desenvolver um conceito original a partir de elementos básicos como um desenho, uma foto ou um texto; - saber desenvolver um storyboard e animatic que comuniquem conceitos originais; - definir uma estratégia visual e a sua aplicação técnica ao serviço de um conceito especifico.
Metodologias de ensino e avaliação
As primeiras aulas analisa-se pequenos textos narrativos e sua adaptação gráfica a Storyboard, os tipos de planos possíveis a essa conversão. Na segunda metade do semestre os alunos são acompanhados durante a produção de um storyboard, que será convertido em animatic, seguido da preparação de layouts e produção de uma curta de animação. Avaliação é contínua, refletindo a(s) entrega(s) dos trabalhos práticos executados em aula. A componente de storyboard é avaliada nos conhecimentos adquiridos da entrega dos vários exercícios e curta final. A nota de passagem é 10. Os alunos com nota inferior a 10 na média final de frequência são admitidos a exame, composto pela melhoria/conclusão dos exercícios realizados em aula, seguindo as propostas e sugestões dadas pelo professor(es) da UC. A nota final é composta por 25% da nota de cada professor , somados a 50% de uma nota conjunta dos professores. Os alunos sem nota "final de frequencia" (sem avaliação) não poderam ir a exame de 1ªEpoca.
Bibliografia principal
DANCYGER, Ken (2002) ¿ The Technique of film and Video Editing. New York: Focal Press FURNISS, Maureen (1999) ¿ Art in Motion. John Libbey HALAS, John & Whitaker, Harold (2009) ¿ Timing for Animation. Burlington: Focal Press KATZ, Steven (1991) ¿ Film Directing Shot by Shot ¿ Visualizing from concept to Screen. Michael Wiese Productions LAYBORNE, Kit (1998) ¿ The Animation Book. Crown Publications RABIGER, Michael (2003) ¿ Directing, Film Techniques and Aesthetics. New York: Focal Press RUSSETT & Starr (1988) ¿ Experimental Animation. Da Capo SULLIVAN, Karen, Gary Schumer e Kate Alexander (2008) ¿ Ideas for the Animated Short Finding and Building Stories. Burlington: Focal Press WELLS, Paul (2006) ¿ The Fundamentals of Animation. AVA Publishing WILLIAMS, Richard (2009) ¿ The Animator¿s Survival Kit. London: Faber & Faber
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala