Modelação de Personagens 3D
Apresentação
Disciplina fundamental para a produção de animação de imagem de síntese 3D. Aprendizagem de conceitos relevantes para a construção de personagens 3D em cinema de animação.
Disciplina do Curso
Animação Digital
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 6
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
3 |Obrigatório |Português
Código
ULHT613-17039
Disciplinas complementares recomendadas
Modelação 3D I Animação 3D
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. MODELAÇÃO POLIGONAL 2. RIG (esqueletos e controladores) blendshapes da cara (expressões faciais) 3. BIND SKIN (associação geometria ao esqueleto) 4. WALK CICLE (animação de um ciclo de andar)
Objetivos
Dar a conhecer as possibilidades técnicas de modelação de personagens tridimensionais e construção de esqueletos para cinema de animação, efeitos visuais e jogos de computador. Profissionalizar os alunos no uso de aplicações digitais de animação tridimensional, para que livre e criativamente possam desenvolver os projectos da disciplina com a qualidade exigida no mercado audiovisual. Incentivo à exploração criativa e artística do processo de animação.
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas estruturadas com uma primeira parte de ensino programático teórico e técnico, seguido imediatamente de uma segunda parte com aplicação prática dos conteúdos lecionados a um trabalho que será desenvolvido ao longo de todo o período lectivo. Estrutura geral das aulas: Breve revisão da matéria da aula anterior Enunciado dos conhecimentos a adquirir na aula Conteúdo programático seguido da sua aplicação prática (4 horas) Avaliação: Trabalho prático de desenvolvimento de personagem 3D a realizar durante o período lectivo. A avaliação do trabalho tem a seguinte ponderação: 45% (Modelação), 45% (Rig) e 10% (Animação). Covid-19: Devido à pandemia, todas as aulas serão dadas online.
Bibliografia principal
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala