filmeu
Conversas Sobre...
conversas-sobre-header

Projeto Debaqi: Fomentar Diálogos Saudáveis em Comunidades Escolares

Conversas Sobre...

Partilhar

Iniciativa da ULusófona e Rede de Bibliotecas Escolares promove a reflexão ética entre estudantes

17.04.24 - 17h24

A explosão da conectividade digital trouxe consigo um vasto mar de interações online, mas também desafios complexos, como a propagação de fake news e discursos de ódio. Neste contexto, o projeto Debaqi surge para nutrir diálogos online saudáveis, fundamentados na cordialidade e no respeito mútuo.

Desenvolvido pelo Centro de Investigação em Comunicações Aplicadas e Novas Tecnologias (CICANT) da Universidade Lusófona, sob a liderança do Prof. Dr. Manuel Pita, em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares - RBE, o Debaqi oferece uma plataforma segura para discussões entre estudantes do ensino secundário.

"O projeto não é apenas uma ferramenta tecnológica, é um ambiente educativo que visa capacitar os jovens para navegar de forma crítica e ética no mundo digital", enfatizou o Prof. Dr. Manuel Pita, acrescentado ainda que ao proporcionar um espaço estruturado para debates construtivos e reflexivos, dá-se o fortalecimento das habilidades essenciais dos aprendize para enfrentar desafios contemporâneos da comunicação online.

Além disso, o Debaqi ajuda a combater o cyberbullying e outras formas de discurso prejudicial. As escolas secundárias de todo o país são convidadas a participar, permitindo que estudantes de diferentes origens e perspetivas adiram a este diálogo.

Com lançamento previsto para o próximo ano letivo, o Debaqi promete ser um catalisador para uma transformação positiva nas comunidades escolares online.


Cobertura
Vera Alcobia e Francisco Sousa

Edição
Nelson Barradas e Cristo Chikale

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios