"Digital Influencers" aponta falhas na transparência comercial de influenciadores
17.06.24 - 21h00Professores das Faculdades de Direito e de Comunicação e Publicidade estão a investigar o impacto das ações dos influenciadores digitais na publicidade em território português. O projeto "Digital Influencers" foi lançado tendo como principal objetivo analisar as práticas dos influenciadores digitais relativamente à publicidade, conforme a legislação portuguesa e as boas práticas estabelecidas.
Dados recentes da Direção-Geral do Consumidor revelam que 28% da publicidade realizada por influenciadores nas redes sociais, especialmente no Instagram, não está consoante a lei, devido à falta de identificação da relação comercial com a marca anunciada.
A análise realizada sobre 20 influenciadores revelou que 28% das mensagens publicitárias não identificavam a relação comercial com a marca publicitada. Além disso, entre as 137 empresas analisadas, 55% não apresentavam uma identificação clara da relação comercial com o influenciador. Setores como cosméticos, desporto, eletrodomésticos, vestuário, hotéis, entre outros, foram os mais afetados por essa falta de transparência.
O projeto visa lançar luz sobre estas práticas e promover a consciencialização sobre a importância da transparência na publicidade. Diante disso, foram levantadas perguntas relevantes, incluindo: Como surgiu o projeto Digital Influencers e qual é o seu principal objetivo? Quais são as medidas que estão a ser tomadas para garantir que as práticas dos influenciadores digitais estejam segundo a legislação e as boas práticas estabelecidas?
Espera-se que esta investigação incentive os influenciadores digitais a melhorar a transparência em relação às suas relações comerciais com as marcas, garantindo assim a conformidade com a legislação e a ética publicitária.
Cursos Relacionados
Outros Artigos
- Projeto YouNDigital: Jovens, Notícias e Cidadania Digital
- Projeto Bergolis: Realidade Virtual ao Serviço da Terapia de Fobias
- Projeto BuildingAdapt: ULusófona Inova na Adaptação Climática de Infraestruturas
- Projeto EPIC-WE: Jovens no Centro da Criação Cultural Através de Videojogos
- Projeto Remind: Um Design Inclusivo para Estimular Pessoas com Demência