filmeu
Conversas Sobre...
conversas-sobre-header

Projeto TechMap – Avaliar o Índice de Literacia Digital em Portugal

Conversas Sobre...

Partilhar

Investigadores do SBEC avaliam a proficiência digital portuguesa nas diferentes faixas etárias

01.04.24 - 17h00

A Proficiência Digital é uma métrica essencial nos dias de hoje, tanto para indivíduos quanto para organizações. Reflete a capacidade efetiva de lidar com a tecnologia digital, seja para benefício próprio ou para atender às necessidades de clientes internos e externos. Com a rápida evolução tecnológica, torna-se cada vez mais importante medir e desenvolver essas habilidades.

Com este propósito, um grupo de investigadores do SBEC (Social Behaviour, Environment, and Culture Lab), desenvolveram um projeto TechMap: Assessment of minimum level of proficiency in digital literacy, com o objetivo de mapear a literacia digital em Portugal e garantir que as ferramentas digitais oferecidas pelo Hei-lab atendem ao grande público de forma eficiente e económica. O projeto contou com a coordenação da Prof. Dr.ª Sílvia Luís, em parceria com o Hei-Lab (Digital Human Environment Interaction Lab da Universidade Lusófona).

Nem todo o grande público tem o mesmo nível de literacia digital e compreender essas diferenças é essencial para garantir o acesso equitativo às tecnologias desenvolvidas. O TechMap está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4.4.2 da UNESCO, que enfatiza a importância da compreensão do nível médio de literacia digital para as pessoas, a fim de fornecer intervenções e ferramentas mais eficazes. Em Portugal, não havia uma forma precisa de medir esse nível e o projeto veio preencher esta lacuna.

Era de se esperar alguma dificuldade no acesso e mesmo compreensão de algumas ferramentas digitais pelo público mais envelhecido, mas o projeto mostra que mesmo entre uma população mais jovem e digitalmente envolvida, há níveis distintos de conhecimento digital. O TechMap oferece uma oportunidade para abordar essas disparidades e promover o desenvolvimento de habilidades digitais em todo o país.

Créditos

  • Entrevista: Carolina Cebanu e Cristo Chikale
  • Vídeo: Cristo Chikale

 

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios