Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Carla Patrícia Gonçalves e Sousa Mira

Universidade Lusófona

Carla Patrícia Gonçalves e Sousa Mira

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

carla.patricia.sousa@ulusofona.pt

Habilitações Académicas

GRAUCURSOESTABELECIMENTOANO
MestradoPsicologia Clínica e da SaúdeUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2016
LicenciaturaPsicologiaUniversidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias2013
TIPO Descrição ANO
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C., Neves, J. C., Casimiro, C., Santos, C. P., Carmo, P., Mendes, P., & Bila, V. (2022). Exploring the Feasibility of Game-Based Tangible Resources in the Teaching of Deaf Preschoolers and their Hearing Peers. JESMA, 2(1), 88-109. https://doi.org/10.51383/jesma.2022.34 2022
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C., Neves, J. C., & Damásio, M. J. (2022). The Pedagogical Value of Creating Accessible Games: A Case Study with Higher Education Students. Multimodal Technologies and Interaction, 6(2), 10. https://doi.org/10.3390/mti6020010 2022
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C. (2021). The Inclusion of People with Intellectual Disability in Media and Communication Research: Insights and Contributions from Haraway. Media Ethics Magazine, 33(1). 2021
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Costa, C. & Sousa, C. (2021, June 24). Inclusion in Media Literacy Research: a Review with Children with Special Educational Needs. Paper presented at 8th International Congress of Audiovisual Researchers, Lisbon, Portugal. 2021
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Neves, J. C., Santos, C. P., Sousa, C., & Mendes, J. (2021, June 25). An Hybrid Game-Based Inclusive Glossary: goals, concept and audiovisual contents. Paper presented at 8th International Congress of Audiovisual Researchers, Lisbon, Portugal. 2021
Publicação em actas com referee conferência internacional Sousa, C., Neves, J. C., Damásio, M. J. (2021). Research in serious games for people with intellectual disability: a meta-analysis study. Proceedings of the 13th International Conference on Disability, Virtual Reality & Associated Technologies (ICDVRAT). 2021
Publicação em actas com referee conferência internacional Sousa, C., Neves, J. C., Damásio, M. J. (2021). Participatory Game Creation for People with Intellectual Disability: Insights from an Action-Research Experience. IAMCR Nairobi 2021 - Rethinking borders and boundaries: Beyond the global/local dichotomy in communication studies. 2021
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C., Fonseca, M., Mansuklal, S., Carvalho, J., Silva, D., Neves, P., Luz, F., Salvador, A., Costa, L., Oliveira, J., & Gamito, P. (2021). Game-based Learning for Psychological Intervention Related Skills: What Challenges? What Paths?. ECGBL 2021 Proceedings, 656-664. 2021
Membros de comités internacionais reconhecidos IAMCR - International Association for Media and Communication Research [Member of Emerging Scholars Network; Media Education Research; and Participatory Communication Research Sections] 2021
Prémio ou distinção relacionados com a actividade científica ou técnica Young Scholars Grant for the 8th European Communication Conference [Awarded by the European Communication Research and Education Association (ECREA)] 2021
Publicação em actas com referee conferência nacional Sousa, C. & Luz, F. (2020). Conceção de um e-course sobre processos participativos na criação de jogos como estratégia de capacitação na área da Deficiência Intelectual. Atas do 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 359-366. https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/89364?mode=full 2020
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C. (2020). Empowerment and ownership in intellectual disability gaming: review and reflections towards an able gaming perspective (2010-2020). International Journal of Film and Media Arts, 5(1). https://doi.org/10.24140/ijfma.v5.n1.02 2020
Capítulo de livro científico ou técnico Costa, C. & Sousa, C. (2020). Media and Information Literacy (MIL) for social integration of Portuguese youth. In J. M. P. Tornero, G. Orozco & E. Hamburguer (Eds.), MILID Yearbook 2018/2019 (103-116). UNESCO and Autonomous University of Barcelona (UAB). 2020
Publicação em actas com referee conferência internacional Sousa, C. & Luz, F. (2020). Developing a participatory game creation e-course in the field of Intellectual Disability. Proceedings of 2020 IEEE Conference on Games (CoG). https://doi.org/10.1109/CoG47356.2020.9231811 2020
Publicação em actas com referee conferência nacional Sousa, C. & Luz, F. (2020). Formação online e capacitação para a utilização, criação e co-criação de jogos como estratégia de inclusão de pessoas com deficiência intelectual: Experiências de um projeto europeu. Atas do V Encontro do ODDH. 2020
Capítulo de livro científico ou técnico Costa, C., Tyner, K., & Sousa, C. (2020). Evaluation of the Effectiveness of Game Creation by Youth for Media and Information Literacy. In M. Farber (Ed.), Global Perspectives on Gameful and Playful Teaching and Learning, (pp. 193-209. IGI Global. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-2015-4.ch009 2020
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C. & Costa, C. (2020). Game creation to promote media and information literacy (MIL) skills in basic education teachers. Revista Lusófona de Educação, 46, 139-152. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle46.09 2020
Capítulo de livro científico ou técnico Sousa, C. (2019) Media and ICT as Promoters of School Readiness: Beliefs from Parents and Young Children. In R. Brito & P. Dias (Eds.), Crianças, famílias e tecnologias. Que desafios? Que caminhos? (54-65). Lisboa: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. 2019
Responsabilidade pela organização de evento científico de âmbito internacional MILT Conference ¿ Media Literacy for Living Together: The Future of Media and Learning in Participation (26/06/2019-28/06/2019), Universidade Lusófona (CICANT), Lisbon, Portugal [Conference ¿ Member of the Scientific Committee] 2019
Publicação em actas com referee conferência internacional Neves, J. & Sousa, C. (2019). Developing Pedagogical Videogames to Support Math Learning in Deaf Children: A Work in Progress (Phases 1-3). ECGBL 2019 Proceedings, 1019-1023. https://doi.org/10.34190/GBL.19.169 2019
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Sousa, C. & Costa, C. (2019, June 17). Game-Based Learning in Teachers Professional Development: Proposing a Game Creation Training to Promote Media and Information Literacy. Paper presented at MILT Conference: Media Literacy for Living Together, Lisbon, Portugal. 2019
Publicação em actas com referee conferência nacional Costa, C., Sousa, C. & Tyner, K. (2019). Níveis de Literacia Mediática em estudantes do 2º e 3º ciclos do ensino básico em Portuga. Literacia, Media e Cidadania - Livro de Atas do 5º Congresso, 83-95. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/3226/3120 2019
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C. (2019). Game Review: EVERYTHING, DAVID OREILLY (2017). Journal of Gaming and Virtual Worlds, 11(3), 333-337. https://doi.org/10.1386/jgvw.11.3.329_5 2019
Publicação em actas com referee conferência internacional Costa, C., Marcelino, L., Neves, J., & Sousa, C. (2019). Games for Education of Deaf Students: A Systematic Literature Review. ECGBL 2019 Proceedings, 170-181. https://doi.org/10.34190/GBL.19.113 2019
Publicação em actas com referee conferência internacional Sousa, C., Cardoso, D., Costa, C., & Tyner, K. (2018). Making Games, Making Literacy: A case-study in Formal Educational Contexts. ECGBL 2018 Proceedings, 608-615. 2018
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, C. & Costa, C. (2018). Videogames as a Learning Tool: Measuring the efficacy of Game-Based Learning Interventions. Revista Lusófona de Educação, 40, 199-210. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle40.13 2018
Capítulo de livro científico ou técnico Costa, C. & Sousa, C. (in press). Media and Information Literacy (MIL) for Social Integration of Portuguese Youth. In UNESCO MILID Yearbook 2017. Gothenburg, Sweden: NORDICOM 2018
Capítulo de livro científico ou técnico Sousa, C. (in press). Media and ICT as Promoters of School Readiness: Beliefs from Parents and Young Children. In R. Brito and P. Dias (Eds.), Children, families and technology in todays society: What challenges? Which path?. Lisbon, Portugal: ESELx 2018
Responsabilidade pela organização de evento científico de âmbito internacional Play2Learn ¿ The GamiLearning Conference (19/04/2018), Universidade Lusófona (CICANT), Lisbon, Portugal [Conference ¿ Member of the Organising Committee] 2018
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C., Tyner, K., Henriques. S., & Sousa, C. (2018). Game Creation in Youth Media and Information Literacy Education. International Journal of Game-Based Learning, 8(2), 1-13. https://doi.org/10.4018/IJGBL.2018040101 2018
Membros de comités internacionais reconhecidos ECREA - European Communication Research and Education Association [Member of Young scholars network; Children, Youth and Media; Digital Games Research; and Gender and Communication Sections] 2018
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Neves, J., Nunes, L., & Sousa, C. (2018, April 19). A Case Study of Production and Application of Video Games for Teaching Mathematics to Deaf People. Paper presented at Play2Learn 2018, Lisbon, Portugal. 2018
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C., Tyner, K., Rosa, P. J., Sousa, C., & Henriques, S. (2018). Desenvolvimento e Validação da Escala de Literacia Mediática e Informacional para Alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico em Portugal. Revista Lusófona de Educação, 41, 11-28. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle41.01 2018
Publicação em actas com referee conferência internacional Neves, J., Nunes, L., & Sousa, C. (2018). A Case Study of Production and Application of Video Games for Teaching Mathematics to Deaf People. Proceedings of Play2Learn - The GamiLearning Conference, 136-156. 2018
Publicação em actas com referee conferência internacional Costa, C., Tyner, K., Henriques, S., & Sousa, C. (2017). Games for Media and Information Literacy - Developing Media and Information Literacy skills in children through digital games creation. EDULEARN 17 Proceedings, 2997-3004. https://doi.org/10.21125/edulearn.2017.1627 2017
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Henriques, S., Sousa, C. & Costa, C. (2017, May). Os Videojogos na Educação ¿ A perspetiva de Pais, Professores e Estudantes. Paper presented at 4º Congresso de Literacia Media e Cidadania, Porto, Portugal. 2017
Responsabilidade pela organização de evento científico de âmbito nacional Videogames 2017 ¿ Conference of Science and Arts of Videogames ¿ VJ2017 (23/11/2018-24/11/2017), Universidade Lusófona (HEI-Lab) & Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, Lisbon, Portugal [Member of the Organising Committee] 2017
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Sousa, C., & Costa, C. (2017, November). Videogames as a Learning Tool: Measuring the efficacy of Game-Based Learning Interventions. Paper presented at Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames, Lisbon, Portugal. 2017
Publicação em actas com referee conferência internacional Henriques, S, Sousa, C., & Costa, C. (2017). Drivers and Motivations to Game-Based Learning approaches - A perspective from parents and teachers. INTED2017 Proceedings, 5722-5730. https://doi.org/10.21125/inted.2017.1342 2017
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Costa, C., Tyner, K., Henriques, S., & Sousa, C. (2017, September). Games for Media and Information Literacy - Developing Media and Information Literacy skills in children through digital games creation. Paper presented at Audiences 2030: Imagining a Future for Audiences, Lisbon, Portugal. 2017
Publicação em actas com referee conferência internacional Costa, C., Tyner, K., Henriques, S., & Sousa, C. (2017). Digital Game Creation for Media and Information Literacy Development in Children. ECGBL 2017 Proceedings. 2017
Prémio ou distinção relacionados com a actividade científica ou técnica PhD Scholarship [Awarded by Lusófona University] 2017
Publicação em actas com referee conferência internacional Sousa, C., Henriques, S., & Costa, C. (2017). Are Videogames a waste of time? - A multi-stakeholder approach. EDULEARN 17 Proceedings, 2336-2341. https://doi.org/10.21125/edulearn.2017.1484 2017
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C., Sousa, C., Rogado, J., & Henriques, S. (2017). Playing Digital Security - Youth Voices on their Digital Rights. International Journal of Game-Based Learning (IJGBL), 7(3), 11-25. https://doi.org/10.4018/IJGBL.2017070102 2017
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Sousa, C., Feiteira, F., Faustino, B., Rosa, P., Oliveira, J., & Lopes, P. (2016, May). Os efeitos dos ¿Jogos Sérios¿ na Estimulação Cognitiva: um estudo de Metanálise. Paper presented at III Jornadas de Neuropsicologia Aplicada - EPCV, Lisbon, Portugal. 2016
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C., Tyner, K., Sousa, C., & Henriques, S. (2016, July). Game-based learning and media literacy -A research methodology review. Paper presented at IAMCR Conference - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking Forward, Leicester, United Kingdom. 2016
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Costa, C., Tyner, K., Henriques. S., & Sousa, C. (2016). A Review of Research Questions, Theories and Methodologies for Game-Based Learning. Journal of Content, Community & Communication, 4(2), 2-16. 2016
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Costa, C., Tyner, K., Henriques, S., & Sousa, C. (2016, November).Games for Learning ¿ A research review (2010-2016). Paper presented at ECREA 2016 Conference, Prague, Czech Republic. 2016
Publicação em actas com referee conferência internacional Rosa, P., Sousa, C., Faustino, B., Feiteira, F., Oliveira, J., & Lopes, P. (2016). The effect of virtual reality-based serious games in cognitive interventions. Proceedings of REHAB '16. https://doi.org/10.1145/3051 2016
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Rogado, J., Costa, C., Sousa, C., & Henriques, S. (2016, July). Inside the black-box: playing digital security. Workshop at Playful Learning Conference, Manchester, UK. 2016
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Costa, C., Rogado, J., Sousa, C., & Henriques, S.(2016, July). Inside the black-box: A path for children's rights in a digital connected presence. Paper presented at the IAMCR Pre Conference - Children¿s and Young People¿s Rights in the Digital Age, London, United Kingdom. 2016
Prémio ou distinção relacionados com a actividade científica ou técnica Research Grant on the Scope of GamiLearning Project (UTAP-ICDT/IVC-ESCT/0020/2014) [Awarded by Fundação para a Ciência e para a Tecnologia, on the scope of the cooperation programme with the University of Texas at Austin] 2015
Responsabilidade pela organização de evento científico de âmbito internacional III International Forum on Clinical Psychology (11/04/2013-13/04/2013), Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Lisbon, Portugal [Member of the Organising Committee]. 2013

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • Ales Premiere
  • Relevâcia: Revisão literatura, Análise bibliométrica e Meta-análise
  • Ukraine Invasion: Limited War or Total War?
  • FL_Talk - Moda Lisboa
  • As Pedras e as Palavras

Notícias

  • Estudantes de Comunicação e Jornalismo vencem Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa
  • Design e Produção de Moda Realizam o 1.º Desfile do Curso
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Edição 2022
  • Projeto de Educação Acessível traduzido em Língua Gestual e Inglês
  • Docente Lusófona Participa em CMU-Portugal e da FCT

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.