Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

OSCAR CONCEIÇÃO DE SOUSA

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

ossousa@sapo.pt

Licenciado em Psicologia Aplicada pelo ISPA
em 1977, completou em 1986 o Advanced Studies in Psychology of Education promovido pelo ISPA e a Universidade de Bristol. Fez o Mestrado em Psicologia Educacional no ISPA em 1992 e doutorou-se em Psicologia pela Universidade Complutense de Madrid, em 1996, título reconhecido pela Univ. do Minho, Portugal, em 1997.
É docente na ULHT com a categoria de Professor Associado, nos Cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação, Diretor do Mestrado de Ciências da Educação, membro integrado do CeiED.
Foi IP de Projetos de Investigação aprovados e financiados pela FCT e MCT: POCTI/CED/38433/2001 ¿ Leitura e Ortografia ¿ Estudo comparativo da competência leitora e ortográfica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico e PTDC/CED/65691/2006 Português Fundamental e Competência Ortográfica em alunos do 9º Ano de Escolaridade.

Habilitações Académicas

GRAUCURSOESTABELECIMENTOANO
DoutorPSICOLOGIAUNIV. COMPLUTENSE DE MADRID- ESPANHA1996
MestradoPSICOLOGIA EDUCACIONALInst. Sup. de Psicologia Aplicada1992
LicenciaturaPSICOLOGIAInst. Sup. de Psicologia Aplicada1977
TIPO Descrição ANO
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Sousa, O. de (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Dimensão da Irregularidade. Comunicação apresentada na Conferência Internacional ¿A Educação Comparada para além dos números (Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais) (Lisboa,CCB e ULHT, 25-27 Janeiro). 2016
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Sousa, O. de (2016). Coordenador do grupo de trabalho intitulado From oral language to writing. Acquisition and development processes: comparative studies, na Conferência Internacional ¿A Educação Comparada para além dos númer 2016
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no Congresso ¿Língua e Cultura Portuguesas- Memória, Inovação e Diversidade¿ ( Lisboa, ULHT, 18-19 de Novembro). 2016
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Sousa, O. (2016). Ortografia da Língua Portuguesa. Questões sobre irregularidade. Comunicação apresentada no 7º Encontro do CeiED ¿Lusofonia, da Dominação Colonial à Cooperação( Lisboa, ULHT, Julho). 2016
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Mota, A. I. & Sousa, O. de (2015). Comunicação com Crianças do Espectro Autismo no Ensino Regular. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED ¿Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social ( Lisboa, ULHT, Julho). 2015
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Marcelino, L. & Sousa, O. de (2015). O sentido de número e os percursos de aprendizagem da Matemática: um estudo longitudinal de curto prazo. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED ¿Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho). 2015
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Carmo, A. & Sousa, O. de (2015). Avaliação do encontro entre gerações na sala de aula. Comunicação apresentada no 6º Encontro do CeiED ¿Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social (Lisboa, ULHT, Julho). 2015
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Paulino, I.F.C. & Sousa, Ó. C. de (2014). Escola e valores Ambientais. Que justificação? Que consequências? Um estudo de caso. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional ¿Educação, Ambiente e Desenvolvimento no IPL , Leiria (13-15 de Novembro). 2014
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Barros, J. & Sousa, Ó. (2014). A conceção do Desenho no ensino das artes visuais e currículo diversificado. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: ULHT (4 de Julho). 2014
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Dantas L. & Sousa, O. (2014). A Aquisição da Sintaxe em Língua Portuguesa. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: ULHT (4 de Julho). 2014
Conferência ou comunicação em evento científico nacional Marcelino, L. , Sousa, O. et al (2014). Aferição de uma bateria do sentido de número para a população portuguesa ¿ Resultados preliminares. Comunicação apresentada no V Encontro de Investigadores do CeiED. Lisboa: ULHT (4 de Julho). 2014
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional + Carmo, A. & Sousa, O. de (2014) Encontro entre gerações em sala de aula (p.603-638). Atas do XII congresso da SPCE ¿ Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaços de Investigação ¿ Reflexão e Ação Interdisciplinar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. 2014
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Boavista, C. e Sousa, Ó. de (2013). O Diretor de Turma: perfil e competências. Rev. Lusófona de Educação, n.23, pp. 77-93. ISSN 1645-7250. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rle/n23/n23a05.pdf 2013
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Dantas, L. A., Sousa, O. C. (2013). Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. Poster presentation. Child Language Seminar. University of Manchester, Manchester, UK. 2013
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Marcelino, L.; de Sousa, O.; Cruz, V, & Lopes, A. (2012). Multi-year longitudinal investigation of children¿s early mathematics development. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 69, pp.1911-1920. 2012
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Conceição, C. e Sousa, Ó. de (2012). Ser professor hoje: O que pensam os professores das suas competências. Rev. Lusófona de Educação, n.20, pp. 81-98. ISSN 1645-7250. http://www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rle/n20/n20a06.pdf 2012
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Marcelino, L., de Sousa, Óscar, Cruz, V. e Lopes, A. (2012). Sentido de número e desempenho em matemática: diagnóstico e acompanhamento em alunos do 1º Ciclo. Livro de Atas, II Seminário Internacional "Contributos da Psicologia em Contextos Educativos", pp. 1405-1415. Braga: Universidade do Minho. 2012
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, Óscar C. de. (2010). O desafio da Lusofonia: diversos falares, uma só escrita. Rev. Lusófona de Educação, n.16, pp. 39-46. ISSN 1645-7250. 2010
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Sousa, Ó. (2010) Língua Portuguesa e Ortografia. Questões de regularidade/irregularidade. In Livro de Actas I Seminário Internacional ¿Contributos da Psicologia em Contextos Educativos¿ Portugal: Universidade do Minho. . CDRom ISBN 978-972- 8746-87-2. 2010
Comunicação oral apresentada em evento científico internacional Dantas, L.A. & Sousa, Ó. (2010). Minha filha aprende a falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. In Ósório, A.J. & Pinto, M.M. (Org).Infância no Digital.(55-60). Braga (Univ): Arca Comum. 2010
Livro científico ou técnico Sousa,Ó & Camargo T. (2008).Quem sou eu? O Adolescente e o seu olhar sobre si mesmo .S. Paulo: Ed. Alínea 2008
Artigo publicado em revista científica internacional com referee Sousa, Óscar C. de (2008). Do colo à construção da cidadania: por uma escola acolhedora. Rev. Lusófona de Educação, n.11, pp. 105-112. ISSN 1645-7250. 2008
Capítulo de livro científico ou técnico Sousa, Ó. (2005). Percurso Escolar e Ortografia. In Rogério Fernandes & Luís Vidigal (Cood). Infantia et Pueritia. Introdução à História da Infância em Portugal. Santarém: ESES. 2005
Organização de livro científico ou técnico Uma Escola com Sentido. O currículo em debate. ULHT: Lisboa 2003
Capítulo de livro científico ou técnico Sousa, Óscar (2003). Aprender e Ensinar: significados e mediações. In Teodoro, A. & Vasconcelos, M. L. (org.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária. S. Paulo: Editora Mackenzie; Cortez. 2003
Livro científico ou técnico Sousa, Óscar (1999). Competência Ortográfica-Competências Linguísticas. Lisboa: ISPA. 1999