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Universidade Lusófona

Tese (3ºano)

Disciplina do Curso

Urbanismo (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 60

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

3 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

1680 | 30

Código

ULHT586-9335

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos dependem do tema escolhido para o desenvolvimento do trabalho de investigação.
As linhas de investigação estão devidamente descritas, foram definidas em função dos conteúdos curriculares e são coordenadas por professores devidamente habilitados. Em situações justificadas, e assegurada a qualidade da coordenação, podem ser criadas novas linhas.

Objetivos

É principal objetivo da unidade curricular apoiar o trabalho de investigação que suporte a elaboração de uma Tese original e inédita a apresentar em provas públicas para a obtenção do grau de Doutor. A tese deve no essencial garantir o respeito pelos objectivos tratados nos Descritores de Dublin relativamente aos doutoramentos.
Os doutorandos devem adquirir e consolidar a capacidade de compreensão sistemática e dominar as competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico do Urbanismo. Para tanto devem demonstrem a capacidade para conceber e realizar e comunicar um projecto original aprofundado de investigação que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e para o progresso tecnológico, social ou cultural no pleno respeito da ética académica.
O grau de Doutor comprovará a realização de uma contribuição inovadora e original no campo do Urbanismo, um alto nível cultural e a aptidão para a realização de trabalho científico independente.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

A tese deve no essencial garantir o respeito pelos objectivos tratados nos Descritores de Dublin relativamente aos doutoramentos ou seja deve permitir verificar que os candidatos adquiriram:
- capacidade de compreensão sistemática do domínio do Urbanismo;
dominem as competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico do Urbanismo;
- demonstrem a capacidade para conceber e realizar e comunicar um projecto original aprofundado de investigação que contribua para o alargamento das fronteiras do conhecimento e para o progresso tecnológico, social ou cultural no pleno respeito da ética académica.
O grau de Doutor comprovará a realização de uma contribuição inovadora e original no campo do Urbanismo, um alto nível cultural e a aptidão para a realização de trabalho científico independente

Metodologias de ensino e avaliação

O percurso de elaboração da Tese baseia-se na orientação tutorial que assegura o acompanhamento efetivo e ativo na preparação científica, concretização e redacção da tese de acordo com as normas em vigor. A avaliação inicial é efetuada pelo orientador. A avaliação do 2º ano será realizada através do desempenho do doutorando na participação no Seminário de Investigação em Urbanismo, e da aceitação do Relatório de Evolução do Trabalho de Investigação (RETI).A avaliação do 3º ano (s/ nota) é realizada através: (1) do RETI e sua aceitação; (2) aceitação para publicação de um artigo científico; (3) descrição de uma aula sobre a temática da investigação desenvolvida. A aceitação destas atividades (1, 2 e 3) é condicionante para que o doutorando prossiga para júri prévio (JP). Por proposta do orientador o aluno apresenta-se a JP, onde apresenta e defende o trabalho recebendo as recomendações necessárias para o futuro desenvolvimento do trabalho com vista à apresentação final em Prova Pública

Bibliografia principal

A bibliografia é da responsabilidade de cada orientador/estudante segundo o assunto tratado no seu projecto de investigação.
Aconselha-se ao doutorando a leitura e seguimento rigoroso das regras da ULHT e do Departamento de Urbanismo para a formulação, formatação, apresentação da tese de doutorado, este material está disponível na plataforma de apoio pedagógico Moodle.