Artes dos Media e Imersão
Apresentação
Esta uc centra-se em algumas das principais questões que têm afetado os media imersivos ao longo da sua história, incidindo sobre momentos de evolução que não implicaram rupturas ou a descontinuação de media anteriores. Ao fazer uma exposição detalhada da imersão nas práticas de ecrã e nas práticas de espreitar, possibilita-se uma perspectiva histórica para a análise crítica da imersão na atualidade, nomeadamente nas experiências de realidade virtual. A perspectiva arqueológica sobre cultura da imersão permitirá ainda enquadrar Portugal num dos primeiros sistemas mediáticos europeus a assegurar a produção, a distribuição e a exibição de imagens. Os casos de estudo seleccionados permitirão ainda desenvolver conhecimento crítico sobre os usos das tecnologias imersivas no sector do património cultural e das indústrias criativas.
Disciplina do Curso
Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6335-23141
Disciplinas complementares recomendadas
Estética Digital
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
1. A imersão como paradigma das artes dos media; 1.1. A ilusão e a imersão na história e no pensamento das imagens; 1.2. A experiência estética da proximidade: a atracção e o perigo; 1.3. A importância da imersão no projecto moderno; 1.4. O óptico e o háptico nas teorias da percepção; 2. Os estudos arqueológicos dos espectáculos ópticos imersivos; 2.1. A imersão nas práticas de ecrã: o panorama, o neorama e o cinerama; 2.2. A imersão nas práticas de espreitar: as caixas ópticas, os cosmoramas e os estereoscópios; 2.3. A cultura visual imersiva em Portugal e o seu sistema mediático na Europa; 3. A imersão como estratégia de mediação artística e cultural; 3.1. O uso da realidade virtual para a recriação de monumentos, sítios e exposições históricas; 3.2. O estudo e a remediação da fotografia estereoscópica em realidade virtual; 3.3. A experimentação artística em realidade virtual: casos de estudo.
Objetivos
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adoptada é teórica, estruturando-se a partir de aulas expositivas onde serão apresentados conceitos, textos, casos de estudo e exemplos diversificados de documentos históricos (iconográficos, de imprensa e cultura material), possibilitando o manuseamento e a experiência visual de imagens imersivas através de equipamentos ópticos adequados. Os textos expostos corresponderão aos vários pontos do programa, podendo ser seleccionados pelos alunos para apresentação e discussão oral. A avaliação é contínua, englobando um ensaio sobre um dos temas do programa com cerca de 20.000 caracteres (60%), assim como a apresentação oral de um dos textos indicados na bibiografia (30%). A assiduidade e a participação nas aulas terão uma ponderação de 10 % na nota final.
Bibliografia principal
Crary, J. (1992). Techniques of the Observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Massachussets, The MIT Press. Flores, V. (org.) (2019). The Third Image. Stereo Photography in Portugal, Lisbon: Documenta. Grau, O. (2003). Virtual Art. From Illusion to Immersion. Cambridge, MA: MIT Press. Grau, O. (2019). ‘Alguma vez nos vamos habituar à imersão? Histórias da Arte dos Média & Ciência da Imagem’, in A Terceira Imagem. A fotografia estereoscópica em Portugal (org. Victor Flores). Lisboa: Documenta. Griffiths, A. (2013). Shivers Down Your Spine. Cinema, Museums, and the Immersive View. New York: Columbia University Press. Huhtamo, E. (2006). ‘The pleasures of the peephole: An archeological exploration of peep media’. In Book of imaginary media: Excavating the dream of the ultimate communication medium. Rotterdam: NAI. Musser, C. (1984). ‘Toward the History of Screen Practice’. Quarterly Review of Film Studies 9, no.1.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala