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Artes dos Media e Imersão

Apresentação

Esta uc centra-se em algumas das principais questões que têm afetado os media imersivos ao longo da sua história, incidindo sobre momentos de evolução que não implicaram rupturas ou a descontinuação de media anteriores. Ao fazer uma exposição detalhada da imersão nas práticas de ecrã e nas práticas de espreitar, possibilita-se uma perspectiva histórica para a análise crítica da imersão na atualidade, nomeadamente nas experiências de realidade virtual. A perspectiva arqueológica sobre cultura da imersão permitirá ainda enquadrar Portugal num dos primeiros sistemas mediáticos europeus a assegurar a produção, a distribuição e a exibição de imagens. Os casos de estudo seleccionados permitirão ainda desenvolver conhecimento crítico sobre os usos das tecnologias imersivas no sector do património cultural e das indústrias criativas. 

Disciplina do Curso

Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6335-23141

Disciplinas complementares recomendadas

Estética Digital

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. A imersão como paradigma das artes dos media;

1.1. A ilusão e a imersão na história e no pensamento das imagens;

1.2. A experiência estética da proximidade: a atracção e o perigo;

1.3. A importância da imersão no projecto moderno;

1.4. O óptico e o háptico nas teorias da percepção;

 

2. Os estudos arqueológicos dos espectáculos ópticos imersivos; 

2.1. A imersão nas práticas de ecrã: o panorama, o neorama e o cinerama;

2.2. A imersão nas práticas de espreitar: as caixas ópticas, os cosmoramas e os estereoscópios;

2.3. A cultura visual imersiva em Portugal e o seu sistema mediático na Europa; 

 

3. A imersão como estratégia de mediação artística e cultural;

3.1. O uso da realidade virtual para a recriação de monumentos, sítios e exposições históricas;

3.2. O estudo e a remediação da fotografia estereoscópica em realidade virtual;

3.3. A experimentação artística em realidade virtual: casos de estudo.

Objetivos

  1. Compreender a imersão como um paradigma histórico das artes dos media;
  2. Saber reconhecer a imersão como uma das linhas de continuidade entre os media pré-fotográficos e os media fotográficos;
  3. Conhecer a cultura dos media imersivos em Portugal desde o século XIX;
  4. Conhecer a origem do sistema mediático dos media imersivos na Europa;
  5. Saber analisar as remediações artísticas contemporâneas dos dispositivos imersivos modernos;
  6. Saber identificar as práticas intermedia dos espectáculos ópticos e conhecer a sua retórica sobre a imersão;   
  7. Conhecer e saber analisar usos culturais e artísticos de media imersivos antigos através da realidade virtual; 

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino adoptada é teórica, estruturando-se a partir de aulas expositivas onde serão apresentados conceitos, textos, casos de estudo e exemplos diversificados de documentos históricos (iconográficos, de imprensa e cultura material), possibilitando o manuseamento e a experiência visual de imagens imersivas através de equipamentos ópticos adequados. 

Os textos expostos corresponderão aos vários pontos do programa, podendo ser seleccionados pelos alunos para apresentação e discussão oral.  

A avaliação é contínua, englobando um ensaio sobre um dos temas do programa com cerca de 20.000 caracteres  (60%), assim como a apresentação oral de um dos textos indicados na bibiografia (30%). A assiduidade e a participação nas aulas terão uma ponderação de 10 % na nota final.

Bibliografia principal

  • Crary, J. (1992). Techniques of the Observer. On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Massachussets, The MIT Press.

     

    Flores, V. (org.) (2019). The Third Image. Stereo Photography in Portugal, Lisbon: Documenta.

     

    Grau, O. (2003). Virtual Art. From Illusion to Immersion. Cambridge, MA: MIT Press.

    Grau, O. (2019). ‘Alguma vez nos vamos habituar à imersão? Histórias da Arte dos Média & Ciência da Imagem’, in A Terceira Imagem. A fotografia estereoscópica em Portugal (org. Victor Flores). Lisboa: Documenta.

     

    Griffiths, A. (2013). Shivers Down Your Spine. Cinema, Museums, and the Immersive View. New York: Columbia University Press.

     

    Huhtamo, E. (2006). ‘The pleasures of the peephole: An archeological exploration of peep media’. In Book of imaginary media: Excavating the dream of the ultimate communication medium. Rotterdam: NAI.

     

    Musser, C. (1984). ‘Toward the History of Screen Practice’. Quarterly Review of Film Studies 9, no.1.

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