Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas I
Apresentação
Esta unidade curricular é composta por quatro Studia ou áreas especializadas destinadas a apoiar o desenvolvimento de projetos artísticos e a elaboração de teses de investigação com cariz teórico e crítico. A investigação iniciada neste laboratório será prosseguida, no semestre posterior, na unidade curricular que constitui a segunda parte do Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas.
Disciplina do Curso
Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 15
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6335-23142
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável.
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
I. Studium de Cinema e Som 1.1. Estudos de caso: projetos experimentais de instalações de cinema e de som; 1.2. Experimentação de meios de produção e pós-produção; 1.3. Pré-projeto; II. Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas 2.1. Estudos de caso: instalações interactivas e imersivas; 2.2. Experimentações e recriações artísticas com media novos e antigos; 2.3. Introdução à realidade virtual: interfaces e softwares; 2.4. Introdução à ciência da computação e inteligência artificial em instalações; 2.5. Pré-projeto; III. Studium de Curadoria digital 3.1. Estudos de caso: projetos de curadoria digital; 3.2. Experimentação de dinâmicas interativas (texto, fotog. e filme) nos arquivos digitais; 3.3. Investigação, definição de tema/conceito e pré-projeto; 3.3. Pré-projeto; IV. Studium de Teoria e Crítica 4.1. Artes dos Media e Ind. Criativas: estado da arte; 4.2. Definição do tema e do problema de investigação; 4.3. Pré-projeto;
Objetivos
1- Conhecer tecnologias que potenciem os processos criativos, a investigação e a sua apresentação; 2- Conhecer métodos de investigação empíricos e laboratoriais das artes dos media; 3- Saber desenvolver uma investigação experimental e interdisciplinar; 4- Capacidade de contribuir para o estado da arte da investigação artística ou teórica das artes dos media e das indústrias criativas; 5. Capacidade de estruturação da investigação para apresentação em eventos científicos;
Metodologias de ensino e avaliação
Os três primeiros Studia (Studium de Cinema e Som, Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas e Studium de Curadoria digital) são compostos por aulas práticas de pesquisa e experimentação que irão permitir aos discentes desenvolver, a partir de casos práticos e de um contacto permanente com as tecnologias de trabalho, um pré-projecto de investigação sobre um tema/questão das artes dos media e das indústrias criativas. O Studium de Teoria e Crítica será estruturado em sessões tutoriais que farão o acompanhamento da investigação do estado da arte do tema selecionado pelo discente, possibilitando ainda o acompanhamento de tarefas, missões e reuniões de um projeto de investigação do CICANT numa das áreas do seu interesse. A avaliação é repartida da seguinte forma: investigação e pré-projeto (40%); apresentação de comunicação em conferência (40%); participação e assiduidade nas aulas (20%)
Bibliografia principal
Borgo Ton, M. (2019). ‘Magic lantern shows through a macroscopic lens: topic modelling and mapping as methods for media archaeology’, in Early Popular Visual Culture, 17: 3—4. Bucher, J. (2017). Storytelling for Virtual Reality: Methods and Principles for Crafting Immersive Narratives. London: Routledge. Grau, O. (ed.) (2017). Museum and Archive on the Move. Changing Cultural Institutions in the Digital Era. Berlin: De Gruyter. Grierson, E. & B. (2009). Creative Arts Research: Narratives of Methodologies and Practices, Sense Pub.. Manovich, L. (2017). Automating aesthetics: Artificial intelligence and image culture. Flash Art International, 316, 1-10. Rombes, N. (2017). Cinema in the Digital Age, Columbia Univ. Press. Tricart, C. (2017). Virtual Reality Filmmaking: Techniques & Best Practices for VR Filmmakers. London: Routledge
Horário de Atendimento
Segundas-feiras, 18h - 20h, mediante marcação por e-mail.