Logotipo da Universidade Lusófona
  • email
  • colibri
  • office365
  • colaborador
  • ficha docente
  • moodle
  • netpa
  • Intranet
  • Admissões
  • Cursos
  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Cursos Livres
  • Informações Académicas
  • Calendários
  • Ação Social e Bolsas
  • Protocolos
  • Documentos
  • Impressos
  • Regulamentos
  • Investigação
  • Centros e Unidades
  • Repositório Científico
  • Revistas Científicas
  • Contacto
  • PT
  • EN
  • Início
  • Disciplinas
  • Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas I

Universidade Lusófona

Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas I

Apresentação

Esta unidade curricular é composta por quatro Studia ou áreas especializadas destinadas a apoiar o desenvolvimento de projetos artísticos e a elaboração de teses de investigação com cariz teórico e crítico. A investigação iniciada neste laboratório será prosseguida, no semestre posterior, na unidade curricular que constitui a segunda parte do Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas. 

Disciplina do Curso

Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6335-23142

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Studium de Cinema e Som

1.1. Estudos de caso: projetos experimentais de instalações de cinema e de som;

1.2. Experimentação de meios de produção e pós-produção;

1.3. Pré-projeto;

 

II. Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas

2.1. Estudos de caso: instalações interactivas e imersivas;

2.2. Experimentações e recriações artísticas com media novos e antigos;

2.3. Introdução à realidade virtual: interfaces e softwares;

2.4. Introdução à ciência da computação e inteligência artificial em instalações;

2.5. Pré-projeto;

 

III. Studium de Curadoria digital

3.1. Estudos de caso: projetos de curadoria digital;

3.2. Experimentação de dinâmicas interativas (texto, fotog. e filme) nos arquivos digitais;

3.3. Investigação, definição de tema/conceito e pré-projeto;

3.3. Pré-projeto;

 

IV. Studium de Teoria e Crítica

4.1. Artes dos Media e Ind. Criativas: estado da arte;

4.2. Definição do tema e do problema de investigação;

4.3. Pré-projeto;

 

Objetivos

1- Conhecer tecnologias que potenciem os processos criativos, a investigação e a sua apresentação;

2- Conhecer métodos de investigação empíricos e laboratoriais das artes dos media;

3- Saber desenvolver uma investigação experimental e interdisciplinar;

4- Capacidade de contribuir para o estado da arte da investigação artística ou teórica das artes dos media e das indústrias criativas;

5. Capacidade de estruturação da investigação para apresentação em eventos científicos;

Metodologias de ensino e avaliação

Os três primeiros Studia (Studium de Cinema e Som, Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas e Studium de Curadoria digital) são compostos por aulas práticas de pesquisa e experimentação que irão permitir aos discentes desenvolver, a partir de casos práticos e de um contacto permanente com as tecnologias de trabalho, um pré-projecto de investigação sobre um tema/questão das artes dos media e das indústrias criativas. O Studium de Teoria e Crítica será estruturado em sessões tutoriais que farão o acompanhamento da investigação do estado da arte do tema selecionado pelo discente, possibilitando ainda o acompanhamento de tarefas, missões e reuniões de um projeto de investigação do CICANT numa das áreas do seu interesse.

 

A avaliação é repartida da seguinte forma: investigação e pré-projeto (40%); apresentação de comunicação em conferência (40%); participação e assiduidade nas aulas (20%)

Bibliografia principal

Borgo Ton, M. (2019).  ‘Magic lantern shows through a macroscopic lens: topic modelling and mapping as methods for media archaeology’, in Early Popular Visual Culture, 17: 3—4.

 

Bucher, J. (2017). Storytelling for Virtual Reality: Methods and Principles for Crafting Immersive Narratives. London: Routledge.

 

Grau, O. (ed.) (2017). Museum and Archive on the Move. Changing Cultural Institutions in the Digital Era. Berlin: De Gruyter.

 

Grierson, E. & B. (2009). Creative Arts Research: Narratives of Methodologies and Practices, Sense Pub..

 

Manovich, L. (2017). Automating aesthetics: Artificial intelligence and image culture. Flash Art International, 316, 1-10.

 

Rombes, N. (2017). Cinema in the Digital Age, Columbia Univ. Press.

 

Tricart, C. (2017). Virtual Reality Filmmaking: Techniques & Best Practices for VR Filmmakers. London: Routledge

Horário de Atendimento

Segundas-feiras, 18h - 20h, mediante marcação por e-mail.

Não precisa de ser aluno do ensino superior para frequentar as nossas disciplinas!

Saiba como realizar a sua candidatura como Aluno Externo para Frequência de unidades curriculares avulso na Universidade Lusófona.

Cursos

  • Licenciaturas
  • Mestrados
  • Mestrados Integrados
  • Doutoramentos
  • Pós-Graduações
  • Formação livre
  • Ver todos os cursos

Courses

  • UnderGraduate
  • Masters
  • Integrated Masters
  • PhD's
  • Post-Graduations
  • Open Courses
  • See all Courses

See also...

  • ECTS Guide

Eventos, campanhas, notícias e muito mais. Subscreve a nossa Newsletter

Redes Sociais

  • Logotipo do Youtube
  • Logotipo do Linkedin
  • Logotipo do RSS
  • Logotipo do Facebook
  • Logotipo do Twitter
  • Logotipo do Instagram

Contacto WhatsApp 963640100

Logotipo WhatsApp

Estamos também no

Logotipo WhatsApp

Agenda

  • A Road for Adaptation of Bridges to Climate Change
  • 86th International Scientific Conference ESD
  • Pensar os Média na Lusofonia
  • Novos Paradigmas de Ensino e Formação
  • Over & Out 2022

Notícias

  • Docente da FMV da Lusófona e investigador do INSA publica na Nature Medicine
  • be-READY | REsilient roAD pavements for sustainabilitY
  • Mobility Welcome Sessions (1º Semester 22/23)
  • Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação - Prémios 3ª Edição
  • Investigadora da Lusófona co-edita Livro sobre a História das Revistas em Portugal

Serviços

  • Perdidos e achados
  • Alteração | Recuperação de password
  • Biblioteca
  • Email
  • Gabinete de Tradução
  • Lusofona Mobile
  • Moodle
  • Office 365
  • Portal Emprego
  • Perdidos e achados
  • Projecto Play
  • Recil
  • Secretaria Online
  • Trabalha connosco
  • Web VPN
Logotipo

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa - Portugal
Tel: 217 515 500
info@ulusofona.pt
A Universidade Lusófona de Lisboa é um espaço único de ensino superior, uma instituição que articula ensino e investigação num campus de excelência PRR Logotipo do Livro de Reclamações online

Consulte a Política de Privacidade em vigor na Universidade Lusófona.

Copyright © 2022 Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Todos os direitos reservados.