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  • Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas II

Universidade Lusófona

Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas II

Apresentação

Esta unidade curricular é composta por quatro Studia ou áreas especializadas destinadas a apoiar o desenvolvimento de projetos artísticos e a elaboração de teses de investigação com cariz teórico e crítico. Este laboratório permitirá o desenvolvimento e consolidação da investigação iniciada no semestre anterior, na unidade curricular que constitui a primeira parte do Laboratório de Investigação em Artes dos Media e Indústrias Criativas. 

Disciplina do Curso

Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULHT6335-23144

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável.

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. Studium de Cinema e Som

1.1. Investigação, concepção de guião e estruturação de projecto;

1.2. Pré-produção do projeto;

 

II. Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas

2.1. Aplicação de sistemas integrados de software e hardware para instalações interativas;

2.2. Utilização da Realidade Virtual para criação de instalações intermedia e imersivas;

2.3. Utilização da ciência da computação e inteligência artificial para comunicação artística de dados;

2.4. Planificação e estruturação de projecto;

 

III. Studium de Curadoria digital

3.1. Investigação, concepção de guião e estruturação de projecto;

3.2. Desenvolvimento e pré-produção de projeto de curadoria digital;

 

IV. Studium de Teoria e Crítica

4.1. Mapeamento conceptual do projecto;

4.2. Levantamento e pré-análise documental (imprensa, imagens e cultura material);

4.3. Planificação e estruturação de projecto;

Objetivos

1.            Capacidade de uso dos ambientes digitais para desenvolver uma investigação experimental em artes dos media ou no campo das indústrias criativas;

2.            Capacidade de investigação em projectos colaborativos e transdisciplinares;

3.            Saber desenvolver projetos de curadoria digital aplicados a documentos de investigação de natureza variável;

4.      Capacidade de estruturação de um projecto de investigação para ser defendido perante um júri;

5.      Capacidade de desenvolvimento de tarefas de pré-produção do projeto.

Metodologias de ensino e avaliação

Os três primeiros Studia (Studium de Cinema e Som, Studium de Tecnologias Imersivas e Interativas e Studium de Curadoria digital) são compostos por aulas práticas de pesquisa e experimentação que irão permitir aos discentes desenvolver, a partir de casos práticos e de um contacto permanente com as tecnologias de trabalho, um projecto de investigação sobre um tema/questão das artes dos media e das indústrias criativas. O Studium de Teoria e Crítica será estruturado em sessões tutoriais que farão o acompanhamento do mapeamento conceptual do projecto e do seu primeiro levantamento documental, possibilitando ainda o acompanhamento de tarefas, missões e reuniões de um projeto de investigação do CICANT numa das áreas do seu interesse.

 

A avaliação neste laboratório é repartida da seguinte forma: investigação, projeto e respetiva apresentação perante um júri (80%); participação e assiduidade (20%).

Bibliografia principal

Economou, M. (2016). ‘Heritage in the Digital Age’. In  A Companion to Heritage Studies. John Wiley & Sons, Inc.

 

Feiersinger,L; Friedrich, K.; Queisner, M. (eds.) (2018). Image Action Space. Situating the Screen in Visual Practice, Berlin/Boston: De Gruyter

 

Preece, J., Rogers, Y. & Sharp, H. (2006) Interaction Design, Beyond Human-Computer Interaction. (2nd ed.).

Wiley.

 

Ross, M. (2015). 3D Cinema: Optical Illusions and Tactile Experiences, NY: Palgrave Macmillan.

 

Steinicke, F. (2016). Being Really Virtual. Immersive Natives and the Future of Virtual Reality, Cham: Springer.

 

Sullivan, G. (2010). Art practice as research. London: Sage Publications

 

Thompson, S.  (2017). ‘Re-Presenting Cultural Heritage with VR Panoramic Photography: Lessons Drawn from Media Art History’. In Panorama, Vol.1. Luzern: International Panorama Council.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Manuel Bogalheiro

Segundas-feiras, 18h - 20h

A designar, mediante marcação

 

 

 

 

 

 

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