Metodologias de Investigação em Comunicação e Artes dos Media
Apresentação
A disciplina de metodologias de investigação tem como principais objectivos fornecer aos alunos um conjunto de competências que lhes permitam realizar com desenvoltura um trabalho de investigação científica na área de estudos de comunicação e arte dos media. No final do semestre o aluno deve ser capaz de: Definir os seus interesses de investigação; Descrever o processo e principais atividades associadas à investigação; Explicar a relação entre teoria e investigação; Descrever e comparar os principais métodos qualitativos; Propor uma investigação e justificar a teoria e as decisões metodológicas; Ser capaz de avaliar e criticar um artigo publicado numa revista científica; Ser capaz de construir uma proposta de investigação eficaz.
Disciplina do Curso
Arte dos Media e Comunicação (D) (ULHT)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULHT6335-23143
Disciplinas complementares recomendadas
Não se aplica
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
- Apresentação da disciplina e dos processos de investigação científica em estudos de comunicação e arte dos media; - Tradições disciplinares de investigação, epistemologias e metodologias; - Fases do trabalho científico, definição do âmbito do trabalho e do objecto de estudo; - Revisão de literatura, estado da arte, e métodos de citação e referências (APA e outros); - Análise formal cinematográfica; - Análise do discurso e o dispositivo; - Análise do discurso e o dispositivo cinematográfico; - Análise de conteúdo (qualitativa e quantitativa); - Entrevistas e focus groups; - Métodos etnográficos e observação participante; - Análise fílmica psicanalítica e suas vicissitudes; - Regimes de representação e alteridade; - A escrita de um artigo científico: passos e abordagens.
Objetivos
- No final do curso espera-se que os alunos sejam capazes de selecionar as técnicas mais adequadas ao seu trabalho de investigação futuro nomeadamente no contexto da sua dissertação; - Sejam capazes de descrever as principais abordagens a utilizar no contexto de projetos que recorram a metodologias qualitativas. Tal inclui a utilização, entre outros exemplos, de estudos de caso; entrevistas aprofundadas, grupos de discussão, etc.; - Sejam capazes de analisar e discutir um artigo científico com base na análise das metodologias e técnicas a que o mesmo recorra, contextualizando nomeadamente a validade das mesmas no âmbito dos estudos em questão; - Sejam capazes de construir uma proposta de investigação clara e adequada aos objetivos da sua dissertação de final de curso.
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos deverão participar na leitura e discussão de artigos recomendados, assim como debates críticos sobre os projetos de investigação que tencionam desenvolver. A avaliação será feita em dois momentos: a recensão crítica de um artigo científico (50%) e a definição do plano de trabalho para dissertação/projeto final (50%).
Bibliografia principal
Jensen, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research: Qualitative and Quantitative Methodologies. London: Routledge. Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2005). The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: SAGE. Flick, U. (2018). The SAGE Handbook of Qualitative Data Collection. London: SAGE. Entre outras referências várias a disponibilizar online. Amongst other references, to be made available online.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala