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Universidade Lusófona

Estudos Avançados em Actividade Física e Saúde

Curso

Educação Física e Desporto (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 15

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

375 | 45

Código

ULHT1108-2-12613

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O estado actual do conhecimento na área da Actividade Física e Saúde (AFS):
a. Os mecanismos biológicos
b. Os mecanismos psicológicos
c. As melhores práticas na área da AFS
i. Na saúde cardiovascular
ii. Nas doenças metabólicas e obesidade
iii. No desenvolvimento humano e envelhecimento
2. Os métodos de investigação na AFS
a. As fontes de informação indexadas
b. A elaboração de projectos científicos
i. A fundamentação, a definição do objectivo e o método
ii. A preparação de projectos para instituições de financiamento
c. A aplicação do projecto
i. Controlo dos processos e recursos
d. A avaliação do projecto e os seus produtos finais
i. Análise de dados e resultados
ii. A discussão dos resultados
iii. A publicação em revistas indexadas
iv. A divulgação dos resultados à sociedade
3. A investigação e prática na AFS no contexto das políticas de saúde
a. Os documentos nacionais e internacionais de orientação de políticas de saúde
b. As instituições financiadoras.

Objetivos

Preparar investigadores e profissionais com uma formação sólida baseada na evidência acerca da promoção de estilos de vida saudáveis, incluindo conhecimentos sobre os mecanismos biológicos e psicossociais da influência do exercício na saúde e das melhores práticas sobre a implementação desses conhecimentos.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Preparar investigadores e profissionais com competências na elaboração, aplicação e avaliação de projectos de investigação na área do exercício e saúde, recorrendo aos racionais teóricos mais actuais e aos paradigmas metodológicos recomendados na literatura científica indexada.
Preparar investigadores e profissionais para uma actuação fundamentada, pertinente e adaptada ao plano nacional de saúde (2011-2016 e seguintes).

Metodologias de ensino e avaliação

São leccionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial).
É utilizado o sistema de b-learning, com base na plataforma moodle.
Avaliação contínua
I. Trabalho de grupo: projecto de investigação a submeter a uma instituição de financiamento. Este projecto
incluirá: a) análise crítica da literatura sobre um dos temas de investigação (manuscrito para revista científica); b)
protocolo completo de investigação (Fathala et al, 2004); e c) uma apresentação oral sobre este trabalho.
II. Trabalho individual: pré-projecto de investigação, incluindo:
1. Racional teórico
2. Objectivo
3. Método
a. Protocolo completo de investigação
4. Simulação da recolha de dados, análise e apresentação de resultados.
5. Produtos finais (manuscritos para submissão a revistas científicas)
A nota final será: 0.70*trabalho individual+0.30*trabalho de grupo. Todos os momentos de avaliação > 9.5.
Avaliação por exame
Trabalho individual mais o artigo de análise crítica da literatura.

Bibliografia principal

Chodzko-Zajko, et al. (2009). Exercise and Physical Activity for Older Adults. MSSE, 41(7), 1510-1530.
Dewey, W. L. (2007). The complete writing guide to NIH behavioral science grants. New York: Oxford University Press.
Donnelly, J. E., et al (2009). Appropriate Physical Activity Intervention Strategies for Weight Loss and Prevention of Weight Regain for Adults.MSSE, 41(2), 459-471.
Fathalla, M., Fathalla, M., & WHO. (2004). A practical guide for health researchers. Cairo: WHO, EMRO.
Glasziou, P., Burls, A., & Gilbert, R. (2008). Evidence based medicine and the medical curriculum. BMJ, 337, a1253.
Kohrt, W. M., et al (2004). Physical Activity and Bone Health. MSSE, 36(11), 1985-1996.
MSSE. (2010). Exercise and Type 2 Diabetes. MSSE, 42(12), 2282-2303.
Pescatello, L. S., et al. (2004). Exercise and Hypertension. MSSE, 36(3), 533-553.
Physical Activity Guidelines Advisory Committee Report. (2008). Washington, DC: US Department of Health and Human Services.