Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Projeto de Tese

Curso

Educação Física e Desporto (D)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Semestral | 30

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

750 | 45

Código

ULHT1108-7332

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Teoria do conhecimento científico. A questão epistemológica. Ética e produção de conhecimento científico.
2. Métodos e técnicas de investigação em Educação Física, Desporto e Saúde; análise crítica e exemplos.
3. O Projecto; da delimitação temática, à definição do problema, definição da amostra e adequada aplicação de métodos e instrumentos de recolha, análise e tratamento estatístico.

Objetivos

Esta Unidade Curricular tem dois objectivos fundamentais: construir o projecto de tese e dotar o estudante das competências metodológicas necessárias à elaboração de um qualquer projecto de investigação científica na área
disciplinar do ramo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Domínio do objecto de estudo mediante actualizada recolha e selecção de informação disponível, a apresentação clara do racional teórico e revisão sistemátca da literatura, pertinência e correcção da questão a estudar,
conhecimento dos instrumentos metodológicos de recolha, análise e apresentação dos dados, salvaguarda de princípios éticos que devem enformar toda a pesquisa e capacidade de comunicação escrita e oral, constituem competências a adquirir.

Metodologias de ensino e avaliação

Exposição e debate com participação dos estudantes. Apresentação de projectos individuais sujeitos a análise crítica de docentes e estudantes. A avaliação resultará da apresentação e discussão pública do projecto, com as seguintes ponderações: Domínio e fundamentação do problema; 40%; Adequação metodológica; 30%; Clareza e consistência na apresentação e discussão; 30%.

Bibliografia principal

APA (2009). Publication Manual of the American Psychological Association - 6th Edition. Washington - DC: APA.
Cone, J. D., & Foster, S. L. (2006). Dissertations and Theses from Start to Finish: Psychology and Related Fields 2nd
edition. Washington, DC: APA.
Creswel, J. (2008) Research Design: Qualitative, quantitative and Mixed Methods Aproaches; London, Sage
Publications.
Denzin, N. K, & Lincoln, Y. S. (2007) The Handbook of Qualitative Research - 3rd Edition. London, Sage Publications.
Ntoumanis, N. (2009). SPSS for Sport and Exercise Studies - 2nd Edition. London: Routledge.
Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Porto Alegre: Artmed.
Walliman, N. & Buckler, S. (2008). Your Dissertation in Education (Sage Study Skills Series). London, Sage
Publications