Contacto WhatsApp 963640100

Universidade Lusófona

Pesquisa e Análise Documental

Curso

Educação (3ºciclo)

Grau|Semestres|ECTS

Doutoramento | Anual | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

125 | 15

Código

ULHT482-14298

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Pré-requisitos e co-requisitos

Não aplicável

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1.METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
1.1. A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
1.1.1.FASES PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
1.1.2.PLANIFICAÇÃO DO PROJETO
1.1.3.IDENTIFICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS FONTES
1.1.4.REGISTO DA INFORMAÇÃO RECOLHIDA
1.1.4.1.FICHAS DE LEITURA DE SUBSTITUIÇÃO
1.1.5.ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL RECOLHIDO
1.2.ORGANIZAÇÃO INTERNA DO TRABALHO CIENTÍFICO ESCRITO
1.3.REDAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO
2.FONTES DE INFORMAÇÃO DOCUMENTAL
2.1.BASES DE DADOS DE REFERÊNCIA E DE TEXTO INTEGRAL
2.2.OS PROCESSOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
2.2.1.EQUAÇÕES DE PESQUISA
2.2.2.RECOLHA E COLETA DE DADOS
2.2.3.REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO PESQUISADA
3.NORMAS GENÉRICAS DE REFERENCIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1.NORMAS ISO
3.2.NORMAS PORTUGUESAS
3.3.NORMAS APA
4.EXERCÍCIOS PRÁTICOS DE APLICAÇÃO DAS NORMAS APA
5.NORMAS DE PUBLICAÇÃO NA REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO

Objetivos

Dotar os formandos das ferramentas essenciais para uma eficaz pesquisa bibliográfica e acesso às fontes de informação disponíveis na sua área científica, nomeadamente aos suportes digitais ¿ bases de dados de referência e de texto integral.
Representação da informação resultante dessa pesquisa, tendo em vista a aquisição de bases para uma eficaz investigação científica com a correcta aplicação das metodologias para a elaboração de trabalhos científicos, nomeadamente, a elaboração das Referências Bibliográficas, de acordo com as Normas APA que lhe são aplicáveis.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Os formandos deverão adquirir as competências necessárias à realização de pesquisas bibliográficas em bases de dados restritas e de livre acesso e à representação da informação recuperada, bem como ao manuseamento das Normas APA para a escrita científica e para a elaboração das Referências Bibliográficas, aplicando-as na prática.

Metodologias de ensino e avaliação

Apresentação da Bibliografia anexa, segundo as Normas APA.

Bibliografia principal

AFONSO, Natércio.Investigação naturalista em Educação: um guia prático e crítico. Porto : Asa, 2005. 223, [1] p.ISBN 972-41-4487-9.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION.Concise rules of APA style. Washington: APA, 2010. 280 p. ISBN 978-1-4338-0560-8.
AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual de publicaciones de la American Psychological Association. 3. ed. México:Editorial El Manual Moderno, 2010. 260 p. ISBN 978-607-448-052-2.
BELL, Judith.Como realizar um projecto de investigação. 4ª ed. Lisboa: Gradiva, 2008. 245 p. ISBN978-972-662-524-7.
GELFAND, Harold et al. Mastering APA style :student's workbook and training guide. 5th ed. Washington:American Psychological Association, 2002. 236 p. ISBN 978-1-55798-891-1
LÓPEZ YEPES, José. La aventura de la investigación científica: guía del investigador y del director de investigación. Madrid: Editorial Sintesis, S.A.,1996. 253 p. ISBN 84-7738-330-8.
TUCKMAN, Bruce W. Manual de investigação em educação. 2. ed. Lisboa: FCG, 2002.742p